Fraunhofer Portugal aposta na agricultura de precisão

«Explorar a sinergia entre a agricultura e a tecnologia» é o foco da expansão em Portugal da actividade de investigação aplicada da Fraunhofer. Esse foi um dos pontos do acordo assinado a 15 de Fevereiro em Lisboa entre a organização de investigação aplicada alemã Fraunhofer-Gesellschaft e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Este memorando de entendimento vai servir de base à criação de novos pólos dedicados à investigação na área da agricultura de precisão e gestão da água na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na Universidade de Évora. Em comunicado, a Fraunhofer explica que «o sector agro-industrial tem vindo a abrir portas a novas tecnologias que permitem o aumento da produtividade, uma utilização mais eficiente dos recursos e maior competitividade». «Para dar resposta a este novo paradigma, e garantir que Portugal permanece na vanguarda da revolução tecnológica do sector que está a acontecer a nível europeu e global, a Fraunhofer Portugal vai impulsionar uma parceria estratégica que promete servir de estímulo à transformação do sector agro-industrial em Portugal.»

O acordo, que foi assinado durante o Conselho de Ministros, também renova o programa de investigação aplicada desta instituição em Portugal. Isto acontece cerca de dez anos depois da assinatura do primeiro acordo entre as duas entidades, que permitiu a criação, em 2008, da Fraunhofer Portugal e do centro de investigação Fraunhofer Portugal Aicos.

IMG_2121c

No dia seguinte à assinatura do memorando de entendimento, a 16 de Fevereiro, a Fraunhofer realizou o workshop “Agricultura de precisão e gestão da água” (nas imagens). O objectivo desta iniciativa foi apresentar o novo centro de investigação – que junta a Fraunhofer Portugal, o Fraunhofer IKTS, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Évora –, «auscultar as necessidades das empresas e profissionais do sector», «discutir desafios e oportunidades nesta área» e «obter os contributos de investigadores, académicos e representantes da indústria». Este novo centro deverá ser inaugurado no fim do corrente ano.

IMG_2145b

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor

Notícias relacionadas

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Dia 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, realiza-se...
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
A Anseme – Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Sementes, o CIB...
Olival
Olivum destaca a possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal –, faz uma avaliação...