A 6.ª edição dos Food and Nutrition Awards, organizada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, reconheceu produtos e projectos que, ao longo do ano, se distinguiram pela inovação e empreendedorismo. A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi o local escolhido para receber o evento.
O movimento Zero Desperdício, da associação Dariacordar, o projecto Nutricap, da Universidade do Minho, o arroz integral da Pato Real Minuto, e a aplicação Movelife, da Movelife, foram os grandes vencedores. Os premiados estavam distribuídos por quatro categorias: a iniciativa de mobilização, a investigação e desenvolvimento, o produto inovação e o serviço inovação, respectivamente.
Outras seis iniciatvas foram distinguidas com menções honrosas. Os títulos atribuídos pelos Food and Nutrition Awards podem ser usados pelos vencedores na promoção dos seus produtos e acções.
Durante a mesa-redonda que precedeu a cerimónia da entrega de prémios, Filipe Simões, responsável da Fruut – empresa vencedora do produto inovação na edição de 2014 – reconheceu que não é possível «imaginar a Fruut sem os Food and Nutrition Awards». Dando a entender que os prémios tiveram um papel importante no lançamento da jovem empresa.
O empresário anunciou ainda que irão «multiplicar por dez a capacidade de produção» da marca de fruta desidratada. Além disso, «até ao fim do ano serão lançados dois novos sabores e uma nova linha de produto».