Fitosistema realizou webinars com Biogard sobre soluções de confusão sexual para fruteiras e vinha

Nos dias 14 e 15 de Fevereiro, a Fitosistema, em colaboração com a Biogard, organizou dois webinars dedicados a soluções de confusão sexual, com resíduo zero, para fruteiras e vinha. A Fitosistema representa em Portugal a Biogard, empresa italiana que fornece soluções de confusão sexual (CS) para o controlo de pragas, com difusores de feromona sexual da ShinEtzu (Isomate CTT AV 1972, Isonet Z AV 1483, Isonet LTT AV 1563, BIOOtwin L AV 1609) e produtos fitofarmacêuticos alternativos a químicos de síntese, nomeadamente Naturalis AV 1183, Rapax AS AV 1561 (Bacillus thuringiensis, líquido, para o controlo de lepidópteros) e AQ10 AV 2057.

No webinar das fruteiras – cuja gravação pode consultar aqui –, falou-se no bichado (Cydia pomonella), praga-chave das pomóideas, e no seu controlo pelo método de confusão sexual com os difusores Isomate CTT. Foram revistos conceitos da biologia e comportamento da praga e comparados resultados com diferentes métodos de confusão sexual.

Foi apresentado o insecticida/acaricida biológico Naturalis à base de esporos de Beauveria bassiana, estirpe ATCC 74040. Segundo a Fitosistema, este fungo entomopatogénico controla tripes, ácaros, psila-da-pereira e pulgão lanígero e reduz a ovoposição da mosca-do-Mediterrâneo.

Também foi apresentado «o novo caulino de alta qualidade», o Roikal, 100% (p/p) de caulino calcinado. De acordo com a Fitosistema, este produto reflecte os raios solares e o calor, evitando os golpes de calor na fruta e o stress térmico associado.

No webinar da vinha – cuja gravação pode consultar aqui –, o grande foco foi o controlo da traça-da-uva (Lobesia botrana) pelo método da confusão sexual com os difusores Isonet LTT ou BIOOtwin L (com plástico biodegradável). Foram comparados diferentes métodos de confusão sexual e revistos conceitos da biologia e comportamento da praga. Também foi apresentado o insecticida/acaricida biológico Naturalis, como solução para o controlo de tripes, ácaros, cicadelídeos e redução da ovoposição da mosca-do-Mediterrâneo.

O AQ10, à base de esporos do fungo Ampelomyces quisqualis, estirpe AQ10, foi apresentado como uma solução anti-oídio biológica. Neste, os esporos são activados no momento da preparação da calda e, em contacto com o oídio, parasitam-no (micélio e cleistotecas). Neste webinar, também foi apresentado o Roikal.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite

Notícias relacionadas

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
No contexto da situação de seca na Europa, Portugal, Espanha, França e Itália...
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
A cidade do Montijo acolhe a edição de 2023 da “Festa da Flor” de 26 a 28 de...
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite
“Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” é o tema...
FLF 241_publirreportagem ValorFito
Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português
Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição...