O herbicida Montana e o insecticida Judo, comercializados pela Sapec Agro, receberam autorização para usos menores. O herbicida pode agora ser utilizado no eucalipto florestal, para controlo de infestantes anuais e vivazes e o insecticida passa a poder ser aplicado no limoeiro, para controlo da traça.
Os produtos têm uma dose de aplicação específica, que não deve ser ultrapassada. No caso do herbicida, que deve ser utilizado no caso de «pós-emergência das infestantes», explica a Sapec Agro em comunicado, a dose recomendada é de 2 – 4 l/ha. Em relação ao insecticida, «o tratamento deve ser feito ao aparecimento da praga» com um quantidade que não deve exceder os 125 ml/ha.
O uso menor é a utilização de produtos farmacêuticos numa cultura com pequena dimensão e expressão, ou no combate a uma praga com pouca incidência.
A Sapec Agro viu também homologado o herbicida Batuta (SC c/ 500 g/l de diflufenicão) para controlo de infestantes dicotiledóneas em olival, prunóideas, pomóideas e citrinos.
O Batuta tem múltiplas aplicações e deve ser aplicado em pré-emergência. A empresa explica que «quando aplicado, forma uma película na superfície do solo com a qual as infestantes entram em contacto quando germinam. Os primeiros sintomas da acção do herbicida nas infestantes, caracterizam-se pela descoloração dos novos crescimentos». O herbicida revela «boa persistência de acção» e requer «uma baixa dose de aplicação».
A autorização do uso de produtos nestes termos é feita pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).