Covid-19: Fileira dos cereais faz doação solidária

Decorreu hoje, 11 de Maio, a doação de quatro toneladas de farinha e uma tonelada de massa, feitas com trigo do Alentejo, à Rede de Emergência Alimentar, promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome. Nesta acção solidária de combate à fome em período de pandemia, encabeçada pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (Anpoc), e que envolveu produtores de cereais do Alentejo e empresas de transformação, o trigo foi doado pela Cereais do Alentejo, a Germen transformou-o em farinha e a Cerealis foi a responsável pela produção da massa.

As cinco toneladas de alimento foram entregues nas instalações do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, na presença de José Maria Rasquilha, vice-Presidente da Anpoc, em representação da fileira dos cereais. A propósito desta iniciativa, José Pereira Palha, presidente da Anpoc, afirma que, «apesar dos desafios que o sector agrícola enfrenta, não podíamos ficar indiferentes à crise provocada pela covid-19; por isso, unimos a fileira dos cereais para garantir que não faltam alimentos básicos de produção nacional na mesa dos portugueses».

«A adesão dos agricultores e produtores do Alentejo e das transformadoras a esta iniciativa foi imediata e só mostra que a agricultura portuguesa continua a contribuir para o desenvolvimento económico nacional, mas também a promover a solidariedade», acrescenta José Pereira Palha. Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, sublinha que «vivemos um tempo inédito, que nos obriga a ser inovadores na procura de soluções para combater a fome», referindo ainda que «os agricultores e as transformadoras portugueses sempre nos ajudaram, mas estando também eles a enfrentar desafios, só podemos reforçar o nosso agradecimento por esta doação de trigo transformado em farinha e massa».

Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, e José Maria Rasquilha, Vice-Presidente da ANPOC, em representação da fileira dos cereais.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis

Notícias relacionadas

goji
Grupo Sanaberry celebra sétimo aniversário a 29 de Março com evento sobre agricultura
Decorre na manhã do dia 29 de Março um evento subordinado ao tema “As culturas...
PTFresh_generica
Portugal Fresh organiza presença conjunta na Fruit Attraction São Paulo
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
S dorsalis
Sessão em Faro a 3 de Abril sobre pragas Scirtothrips aurantii e Scirtothrips dorsalis
A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio da Comissão...
weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...