Faro acolhe a 11 de Março acção de divulgação sobre agricultura biológica

No dia 11 de Março, a partir das 10h00, tem lugar no Centro de Experimentação HortoFrutícola do Patacão / Pólo de Inovação de Faro uma “Acção de divulgação sobre agricultura biológica”. Esta iniciativa envolve duas visitas e decorre no âmbito do projecto “Revitalgarve – Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais», financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A primeira visita será ao “Ensaio de Favas” integrado no “Programa de Agricultura Biológica” do projecto do Pólo de Inovação de Faro (PRR). Os objectivos principais deste ensaio são «comparar a produção de 10 variedades de fava, nomeadamente variedades tradicionais, e a sua adaptação à agricultura biológica e às condições edafo-climáticas da região do Algarve, bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares da cultura neste modo de produção». «O ensaio foi instalado/semeado em 14/11/2023, com um delineamento experimental de blocos casualizados, com 10 tratamentos, correspondendo estes ao número de variedades utilizadas. Cada tratamento tem três repetições (três linhas de ensaio, com 30 plantas cada), com um compasso de 0,80 mx0,2 m (densidade de plantação de 6,25 plantas/m2)», explica a organização.

Também será realizada uma visita ao “Ensaio de Citrinos” (envolvendo a laranjeira Lane Late e a tangerineira Ortanique) em Agricultura Convencional (AC)/Agricultura Biológica (AB). Este ensaio visa «demonstrar a viabilidade técnica do cultivo biológico de citrinos segundo as práticas culturais autorizadas em AB (bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares destas culturas), comparando-as com a AC». «Os porta-enxertos deste ensaio (de Citranjeira Carrizo) foram instalados/plantados em 4/6/2014, num compasso de 6 m x 4 m. As plantas têm rega localizada, tendo as de AB tela na linha, para controlo de infestantes», indica a organização.

O projecto “Revitalgarve” é liderado pela Universidade do Algarve, teve início em Julho de 2023 e termina em Setembro de 2025. Participam nesta iniciativa a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, a Associação In Loco, a Associação Terras do Baixo Guadiana, a Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg), a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, a Sociedade Agrícola e Industrial do Algarve, a Sociedade Agrícola Vargas Madeira e a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.

A entrada na “Acção de divulgação sobre agricultura biológica” é livre. Pode consultar o programa deste evento aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...