Em 2020, Lisboa vai receber a Assembleia Geral 2020 GS1, um evento internacional organizado pela associação mundial de standards globais (GS1 AISBL). O evento deverá contar com a presença de empresários oriundos de mais de 80 países, em representação das organizações-membro da GS1.
A candidatura tinha sido apresentada em 2017 e a decisão foi anunciada recentemente, na Assembleia Geral da GS1 que teve lugar este ano na China. Em 2019, este evento anual terá lugar em Istambul, na Turquia.
Durante cerca de uma semana, aborda-se o desempenho desta organização e são tomadas decisões quanto ao futuro da mesma – nomeadamente, apresentação dos principais projectos, discussão e aprovação do orçamento anual e definição da orientação estratégica. O código de barras é o standard global desenvolvido pela GS1 mais conhecido.
João de Castro Guimarães, director executivo da GS1 Portugal, salienta que «acreditamos que este será um marco de enorme relevância na história da GS1 Portugal e que representa um ponto alto de reconhecimento e notoriedade para a nossa organização, pelo qual temos vindo a lutar nos últimos anos e cuja concretização muito nos honra». «A nossa equipa vai manter-se fortemente envolvida na materialização deste sonho da GS1 Portugal e os preparativos estão já em curso. Inspiramo-nos nos valores e propósito que se encontram na génese da GS1 para aceitar e abraçar este novo desafio com toda a determinação e empenho.»