Evento conjunto quer preparar sector hortofrutícola europeu para o futuro

A Europatat e a Freshfel Europe vão realizar a 2 de Junho, em Bruxelas (Bélgica), a primeira edição de um evento conjunto de periodicidade anual. Sob o tema “Nor business as usual”, a reunião vai analisar os desafios e oportunidades com que os sectores da batata e das frutas e legumes se vão deparar, no âmbito de «um ambiente político e comercial complexo», condicionado por múltiplos factores: «a revolução digital – na produção, na fileira, na interacção com os clientes –, as crescentes ameaças à segurança, o embargo russo, a busca pela diversificação de mercados, as alterações climáticas, as mudanças no comportamento dos consumidores, os debates sobre sobre o fim dos acordos de Schengen e negociações de acordos comerciais com resultados imprevistos».

O objectivo é «explorar estratégias para além dos caminhos convencionais», «preparar ambos os sectores para o futuro num ambiente sempre disruptivo» e refocar a atenção destes sectores «no que é essencial: produtos bons, saudáveis e nutritivos com um grande potencial». Entre os oradores figuram vários responsáveis da Comissão Europeia, que irão apresentar as prioridades desta instituição ao nível das políticas de comércio, agricultura e promoção. Também serão abordadas as tendências globais de consumo – e o seu impacto nos sectores da batata e dos hortofrutícolas – e a crescente presença no mercado de empresas novas e dinâmicas com um forte pendor tecnológico.

A Europatat é a Associação Europeia do Comércio de Batata, que reúne associações nacionais e empresas de toda a Europa envolvidas no comércio de batata de consumo e de batata de semente. A Freshfel Europe é a Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos, que tem como associados empresas e associações do sector, nas áreas da produção, da comercialização, da logística e do retalho.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...