A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (Edia) já publicou o Anuário Agrícola de Alqueva de 2016. O principal objectivo deste documento é «permitir o acesso dos agricultores à informação técnico-económica sobre as culturas praticadas na área de influência de Alqueva», explica nota de imprensa.
O Anuário sistematiza informação sobre as várias culturas praticadas no perímetro de rega do Alqueva, tais como a rentabilidade económica e tendências de mercado.
«A elaboração deste Anuário resulta da recolha de informação sobre culturas junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector.»
Um dos instrumentos utilizados na elaboração do Anuário é o Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural dos Solos, uma aplicação desenvolvida pela EDIA e pelo Instituto Superior de Agronomia, a qual permite aferir a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma determinada cultura na parcela escolhida pelo agricultor, ou, numa forma mais lata, aplicando essa pesquisa a toda a área servida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.