Espanha pode ter a pior campanha do morango este ano

A campanha do morango de 2014 em Espanha poderá ser a pior de sempre relativamente aos preços pagos à produção e rentabilidade dos agricultores. Os produtores de morango estão a cobrar cerca de 0,30 euros/kg, quando os custos de produção ascendem já a 0,90 euros/kg.

Este cultivo, em Espanha, tem uma grande concentração na região de Huelva (96% da produção total), e representa cerca de 90.000 postos de trabalho.

A União dos Pequenos Agricultores e Ganadeiros espanhola (UPA) alertou para que esta poderá ser “a pior campanha de morango da história recente”. Se não se alterar a tendência da baixa de preços de origem, os agricultores poderão acumular perdas entre os 9.000 e os 15.000 euros, por hectare, nas suas explorações.

O setor do morango em Espanha, em especial em Huelva, está a registar uma caída de preços na ordem dos 40 euros, relativamente ao ano transato.

Cerca de 70% da produção de morango é exportada em grande parte para países como a França, Alemanha, Itália e Reino Unido, bem como a outros mercados emergentes, como a Polónia ou Rússia. A UPA adiantou que os agricultores destes países estão a levar a cabo uma campanha de desprestígio do produto espanhol.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Foto Salad Greenhouse (1)
António Gomes sucede a Sérgio Ferreira na presidência da Porbatata
Magos IS
Ovibeja: Magos organiza Colóquio "Regadio em Olival e Amendoal - Presente e Futuro"
ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro

Notícias relacionadas

Foto Salad Greenhouse (1)
António Gomes sucede a Sérgio Ferreira na presidência da Porbatata
António Gomes regressa à presidência da Porbatata – Associação da Batata de...
Magos IS
Ovibeja: Magos organiza Colóquio "Regadio em Olival e Amendoal - Presente e Futuro"
A Magos SA, na sua missão de partilha de conhecimento para uma agricultura de...
ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...