Espanha pode ter a pior campanha do morango este ano

A campanha do morango de 2014 em Espanha poderá ser a pior de sempre relativamente aos preços pagos à produção e rentabilidade dos agricultores. Os produtores de morango estão a cobrar cerca de 0,30 euros/kg, quando os custos de produção ascendem já a 0,90 euros/kg.

Este cultivo, em Espanha, tem uma grande concentração na região de Huelva (96% da produção total), e representa cerca de 90.000 postos de trabalho.

A União dos Pequenos Agricultores e Ganadeiros espanhola (UPA) alertou para que esta poderá ser “a pior campanha de morango da história recente”. Se não se alterar a tendência da baixa de preços de origem, os agricultores poderão acumular perdas entre os 9.000 e os 15.000 euros, por hectare, nas suas explorações.

O setor do morango em Espanha, em especial em Huelva, está a registar uma caída de preços na ordem dos 40 euros, relativamente ao ano transato.

Cerca de 70% da produção de morango é exportada em grande parte para países como a França, Alemanha, Itália e Reino Unido, bem como a outros mercados emergentes, como a Polónia ou Rússia. A UPA adiantou que os agricultores destes países estão a levar a cabo uma campanha de desprestígio do produto espanhol.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Semana Hortícola do Oeste em A-dos-Cunhados nos dias 25 e 27 de Março
1
Governo apresenta estratégia a 15 anos Água que une
Foto Salad Greenhouse (63)
European Crop Care Association nomeia Mónica Teixeira (Ascenza) como nova presidente

Notícias relacionadas

2
Semana Hortícola do Oeste em A-dos-Cunhados nos dias 25 e 27 de Março
Decorre nos dias 25 e 27 de Março, em A-Dos-Cunhados, a 12.ª edição da Semana...
1
Governo apresenta estratégia a 15 anos Água que une
O Governo apresentou a 9 de Março, em Coimbra, o documento “Água que Une – Estratégia...
Foto Salad Greenhouse (63)
European Crop Care Association nomeia Mónica Teixeira (Ascenza) como nova presidente
A Direcção da associação de empresas de produtos fitofarmacêuticos pós-patente...
2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
No ano em que celebra 25 anos de existência, a Selectis levou a cabo a renovação...