A Quinta da Torre, situada na freguesia de Banho e Carvalhosa, no concelho de Marco de Canaveses, alberga nos dias 12 e 13 de Novembro o VI Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo. A organização está a cargo de «um conjunto de parceiros regionais e nacionais, liderados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Dolmen – Desenvolvimento Regional e a Fundação Santo António – através da Caerus», refere-se em comunicado.
No dia 12, serão apresentadas intervenções de oradores convidados e testemunhos de produtores da fileira. No dia seguinte, vão ter lugar visitas a explorações agrícolas.
Segundo a organização, o Encontro «voltará a centrar o seu foco em abordagens práticas e concretas a assuntos relevantes para a fileira». Assim, serão abordadas problemáticas associadas ao cultivo, comercialização e distribuição, «não esquecendo nunca o estado da arte no panorama mundial».
A organização salienta que «Marco de Canaveses e a região do Douro Verde têm vindo a assistir a um crescimento contínuo do número de produtores de mirtilo e da área cultivada e, consequentemente, a uma valorização da fileira na economia regional». Isto vai conferir ao Encontro «uma maior relevância para produtores, empresários do sector agrícola e complementares, dirigentes associativos e população em geral», conclui.
A participação no evento está sujeita a inscrição prévia, com um custo de 10 euros. Consulte o programa.