No dia 25 de Fevereiro, a partir das 10h15, o Auditório António Marques da Escola Superior Agrária de Santarém acolhe o evento de encerramento do projecto H2OEfficient, com o mote “Cuidando do futuro: desafios e resultados na gestão da água em agricultura – O contributo do projecto H2OEfficient”. Na ocasião, vão ser apresentados «os resultados do projecto, as conclusões e os objectivos futuros para a temática da gestão eficiente de água de rega em olival, pomóideas e tomate de indústria, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian», explicam os promotores desta iniciativa.
Na parte da manhã, serão abordados os temas “O programa Gulbenkian água”, “H2OEfficient: o caminho percorrido”, “Gestão eficiente da água de rega em tomate de indústria e em pomóideas” e “Gestão eficiente da água de rega em olival”. Durante a tarde, vai falar-se de “Boas práticas ao nível da gestão do solo para aumentar a sua capacidade de armazenamento de água” e haverá ainda uma mesa-redonda sobre “Desafios da gestão da água em agricultura”.
Apresentado no fim de Outubro de 2023, o H2OEfficient contemplou iniciativas de promoção do uso eficiente da água (por exemplo, através do processo de rega localizada enterrada), direccionadas para cada uma das culturas alvo abrangidas pelo projecto: pomóideas, tomate para indústria e olival. Esta iniciativa resulta de uma coordenação conjunta entre a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, reúne as parcerias envolvidas nos projectos H2OptiDemo e H2Oliva e tem como outros parceiros a Azeitonices – Agrupamento de Produtores de Azeite, a Campotec, a Casa Relvas, a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), a Hidrosoph, Miguel Canha, a Quinta do Juncal, a Regaber, a Torre das Figueiras, a TerraPro e a Torriba.
Pode consultar aqui o programa completo do evento de encerramento do projecto H2OEfficient. Os interessados em participar devem inscrever-se aqui.