O lingote de maçã e canela e o de ananás dos Açores da Frutaformas, a 1.ª Colheita de azeite Oliveira da Serra e o chocolate de São Tomé com ananás dos Açores da Meia Dúzia foram alguns dos 20 produtos nacionais premiados nos Great Taste Awards de 2015, no Reino Unido.
A Frutaformas, uma das empresas vencedoras, explica em comunicado que «a inovação alimentar presente nestas referências bem como a apresentação cuidada e delicada» foram os elementos que valeram uma estrela ao lingote de maçã e canela e duas ao de ananás dos Açores.
A empresa sublinha ainda a importância do prémio que «irá potenciar o processo de exportação e crescimento em marcados externos» definido para 2015.
A cerimónia distinguiu a qualidade dos produtos apresentados por empresas em todo o mundo que operam no sector agro-alimentar, atribuindo-lhes entre uma a três estrelas. A manteiga de ovelha de Azeitão foi o único produto nacional a conseguir a classificação máxima.
Em 2015, 10.000 produtos foram avaliados pelos júris dos Great Taste Awards. Desses, apenas 130 foram premiados com três estrelas, 597 alcançaram as duas estrelas e 2.382 conseguiram apenas uma.