O Auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, recebe na manhã do dia 17 de Abril o seminário internacional “Gerir a carência de água: uma oportunidade?”. Este seminário é promovido pela EDIA e conta com oradores nacionais e internacionais, como se pode ver no programa.
A este propósito, a EDIA salienta em comunicado que se assiste «cada vez mais à clara consciencialização do surgimento de novos cenários de alterações climáticas». Assim, afirma a EDIA, as apresentações visa atingir um conjunto de objectivos temáticos fundamentais.
Por um lado, «reflectir sobre os recursos hídricos, a sua afectação sustentável aos diversos usos e a gestão da escassez, tendo presente que o maior utilizador do recurso água é a agricultura». Por outro lado, «discutir metodologias de planeamento macro, previsão, prevenção, minimização e adaptação a situações de escassez, face a um quadro evolutivo de maior pressão sobre os recursos, de alguma diminuição e de maior irregularidade de escoamento e de maior incidência de eventos climáticos extremos».
A isto, acresce um leque de questões: «como se poderá garantir que os projectos de regadio já instalados, assim como os que se vão instalar, adoptam as espécies, as variedades, as tecnologias e as práticas que garantem a máxima eficiência no uso da água?; pode uma política nacional para o regadio contribuir neste sentido?; podemos aprender com exemplos de outras geografias?».
O seminário irá dispor de tradução simultânea. A participação é gratuita, mediante inscrição.