EDIA desenvolve projecto de corredores ecológicos

A criação de infraestruturas verdes e o restauro de ecossistemas degradados são uma das principais preocupações a nível global, além de constituírem uma ferramenta para a conservação da biodiversidade.

«Tendo uma visão integrada deste território e reconhecendo o aumento da intensificação agrícola», a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva tem em curso um «trabalho exaustivo de identificação de locais com potencial ecológico que interligados formem uma rede que favoreça a conectividade ecológica dentro da área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)».

Segundo a EDIA, esta estratégia tem como principal objectivo favorecer a mobilidade da fauna, a conservação de habitats prioritários, assim como a protecção das espécies e o seu dinamismo natural, «onde todos estes factores em conjunto formam um mosaico paisagístico benéfico para que as espécies realizem as suas funções vitais».

O estudo que define áreas de Corredores Ecológicos tem já concluída a análise e desenho teórico dos corredores, estando neste momento a iniciar os trabalhos de campo.

edia 1

Para a criação dos corredores ecológicos do EFMA, a EDIA teve como principais factores a ligação a habitats prioritários, tais como as galerias ripícolas; os montados; os charcos temporários mediterrânicos e os grupos faunísticos representativos, nomeadamente quirópteros, aves estepárias e outros mamíferos e aves, para além de caminhos de terra e massas de água.

«Para que os corredores ecológicos do EFMA sejam uma realidade no terreno, a EDIA só a conseguirá realizar com a ajuda dos agricultores, dos agentes políticos, das diversas entidades de tutela do território e claro, da população em geral. A EDIA reforça assim a sua política de salvaguarda e preservação dos valores ambientais presentes nesta vasta área de território dentro das competências que lhe são atribuídas.»

A empresa acrescenta que a criação de Corredores Ecológicos criará as condições de mobilidade para as diversas espécies faunísticas ao mesmo tempo que quebrarão a uniformização da paisagem agrícola.

Pode aceder ao vídeo aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...