É preciso uma «mudança de paradigma» na inovação agrícola nacional

No primeiro dia (7 de Fevereiro) do XI Congresso Nacional do Milho, em Lisboa,  a inovação foi um dos temas debatidos. Professores, representantes de instituições ligadas à investigação e produtores de milho discutiram a importância da tecnologia no aumento da competitividade do sector e a necessidade de fazer algumas mudanças.

Para Nuno Canada, presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), «a mudança de paradigma passa pelo contacto estreito entre investigação, produção e indústria.» O responsável reforçou que «em vez de serem os investigadores a decidir o que estudar, devem ser os agricultores a identificar os constrangimentos e necessidades e trabalhar em conjunto» com quem investiga.

No sentido de tornar a inovação mais tecnológica, Nuno Canada sugeriu que «a solução passa por juntar saberes». De um lado, as instituições que desenvolvem a tecnologia de ponta e do outro as que investigam o sector agro-alimentar. Para o responsável, também é importante envolver os utilizadores finais das tecnologias neste processo.

O presidente do INIAV adiantou que, em breve, será criada uma agenda de investigação em parceria com o Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo.

André Sá, gestor de negócios no Inesc Tec – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência –, concordou que «um dos primeiros passos para ultrapassar o fosso entre a academia e o mercado é perceber quais as necessidades deste».

A instituição está neste momento a desenvolver o Smartfarming, um projecto que pretende estabelecer uma linguagem universal do sensor ao actuador dentro das explorações, e deverá começar a trabalhar com a Empresa de Desenvolvimento de Infra-estruturas de Alqueva (EDIA) em breve.

Ricardo Braga, professor no Instituto Superior de Agronomia, salientou que a agricultura de precisão é importante na medida em que «suporta melhores decisões».

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...