São 74 as empresas, de diferentes fileiras, que participam como expositores na primeira edição da Digital Agrifood Summit Portugal, evento online que tem lugar de 20 a 23 de Janeiro. Esta feira agroalimentar 100% virtual «pretende servir de ponto de encontro entre procura e oferta» e é promovida pelo consórcio Portuguese Agrofood Cluster – no qual participam a PortugalFoods, o Inovcluster, o Agrocluster e a Portugal Fresh –, em parceria com a ViniPortugal.
Além de, em tempos de novo confinamento, dar «projecção internacional ao que de melhor se produz em Portugal», o evento também visa criar oportunidades e contactos para as empresas nacionais «fazerem negócio», nomeadamente pela visita aos stands online por parte de compradores internacionais. Segundo a organização, para a primeira edição desta feira agroalimentar 100% virtual «já estão confirmados visitantes provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, México, Coreia do Sul, entre outros».
Este certame vai dar a conhecer «os sabores e marcas made in Portugal»: frutas e legumes, vinhos e outras bebidas, produtos confeccionados e snacks, produtos orgânicos e naturais, padaria e pastelaria, azeites e peixe e conservas de peixe, entre outros. Pode consultar aqui a lista dos expositores da primeira edição da Digital Agrifood Summit Portugal.
O programa da feira inclui uma sessão de abertura (dia 20, pelas 10 horas), com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques. Pode consultar o programa do evento aqui.
A organização sublinha que, «entre Janeiro e Novembro de 2020, as exportações agroalimentares mantiveram a dinâmica do ano anterior, atingindo 5.700 milhões de euros e dando um importante contributo para a economia nacional». Neste contexto, «potenciar negócios de forma inovadora e integrada e, dessa forma, manter o crescimento das exportações agroalimentares nacionais mesmo em tempos tão adversos é o principal objectivo desta feira».