Dia dedicado aos microbiomas na Universidade Católica no Porto

Durante o dia 1 de Fevereiro, a partir das 9h00, na Universidade Católica no Porto, decorre a primeira edição do CBQF Day, uma iniciativa do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. “Microbiomas comunitários & comunidades de microbiomas” é o mote deste evento, que tem o objectivo de celebrar «a importância do microbioma para a saúde, ambiente e sector agroalimentar».

Ao longo do dia, com entrada livre, vão ter lugar várias palestras, onde se vai «abordar a importância fundamental que o microbioma tem na agricultura e nos alimentos, na saúde humana e na protecção ambiental». Os temas são os seguintes: “Microbiomas no CBQF”, por Manuela Pintado (directora do CBQF/ESB/UCP); “Como desbloquear microbiomas para a saúde humana, animal e ambiental”, pelo investigador Hauke Smidt (Wageningen University and Research); “Da saúde à doença: interação microbiota-hospedeiro”, por Conceição Calhau (Nova Medical School/CINTESIS); “Microbioma oral na saúde e na doença”, por Benedita Sampaio Maia (i3S); Embaixadores do Microbioma: A Comunidade Microbioma na SFS Network – um grupo para quebrar silos e discutir tópicos relacionados ao microbioma; “Descoberta de novas enzimas termofílicas a partir da análise de metagenoma”, por Conceição Egas (CNC); “Microbioma intestinal humano: aspectos gerais e modulação na prática clínica”, por Manuela Estevinho (Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho).

O CBQF Day vai contar com a presença da Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Coordenador da Comissão Executiva do Conselho de Laboratórios Associados, assim como de vários investigadores. «Este será um dia onde pretendemos mostrar o crescimento do CBQF, enquanto Laboratório Associado, com mais de 245 investigadores, que desenvolvem o seu trabalho em quatro linhas de investigação – Ambiente e Recursos; Alimentos e Nutrição; Produtos de Base Biológica e Biomédica; Soluções de Fermentação – e que conta com sete plataformas: Química Analítica; Bioactivos; Cultura Celular e Biologia Molecular; Análise Estrutural; Consumo e Ciência Sensorial; Kitchen Lab e Embalagem e Materiais», refere Manuela Pintado.

«O microbioma descreve uma comunidade de diferentes microrganismos que ocupa um determinado ambiente e como os diferentes microrganismos interagem entre si e com as condições circundantes. A investigação do microbioma tornou-se uma área científica de elevada relevância como parte integrante de muitos campos da ciência, incluindo agricultura, saúde humana, saúde animal e protecção ambiental», explica a Universidade Católica no Porto. «É fundamental estimular a investigação de microbiomas que liguem os ecossistemas, promovam processos de cocriação para desenvolver novas aplicações, assegurem educação e literacia para aumentar a conscientização da comunidade, estimulem estruturas regulatórias adequadas e permitam redes nacionais e internacionais na área», realça Manuela Pintado.

A Universidade Católica no Porto defende que essa abordagem «permitirá o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas e inovações de produtos, fazendo uso das funções do microbioma e para promover sistemas mais sustentáveis e resilientes». A concluir, Manuela Pintado assinala que «este evento permitirá partilhar a diversidade dos microbiomas e criar um espaço de discussão entre investigadores para entender o papel fundamental dos microbiomas».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite

Notícias relacionadas

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
No contexto da situação de seca na Europa, Portugal, Espanha, França e Itália...
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
A cidade do Montijo acolhe a edição de 2023 da “Festa da Flor” de 26 a 28 de...
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite
“Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” é o tema...
FLF 241_publirreportagem ValorFito
Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português
Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição...