O Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul (Cersul) vai realizar a 8 de Maio, em Elvas, um dia de campo sobre a produção de cereais, conduzidos em Modo de Produção Biológico (MPB), na sequência da busca de «alternativas de produção mais rentáveis», motivada pela «crescente procura da indústria alimentar por cereais de qualidade para elaborar farinhas e outros produtos com valor acrescentado». O evento terá lugar na Herdade Monte do Campo, no concelho de Elvas, que está a ser reconvertida para MPB e onde foram instalados cerca de cinco hectares de cereais de Outono-Inverno (trigo mole, trigo duro, cevada e aveia), em Outubro de 2017.
Nesta área, «estão em teste várias técnicas de condução (sementeira convencional versus sementeira com maior espaço na entrelinha para controlo mecânico de infestantes) e de fertilização destas culturas», explica a organização em comunicado. Visando obter maior eficiência e poupança de água, «a rega é gerida com o apoio de sondas de medição da humidade do solo em contínuo».
A organização indica que, após a visita ao campo, decorre «uma discussão em sala» com a participação de um especialista francês em agricultura biológica da Arvalis + Institute de l’Agriculture Biologique Francaise, de investigadores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) de Elvas – que estão a desenvolver novas variedades de cereais mais resistentes à seca, a pragas e a doenças – e de investigadores da Escola Superior Agrária de Elvas – que falarão sobre rotações culturais e fertilização de cereais em ambiente mediterrânico. Em seguida, a empresa de certificação Agricert «informará os agricultores sobre as regras do Modo de Produção Biológico e as mudanças necessárias nas explorações agrícolas para aderirem a este sistema produtivo».
Irá ainda ter lugar, da parte da tarde, «uma visita a campos de cereais produzidos em modo convencional (trigo duro e trigo mole em regadio e cevada dística em sequeiro)». Segundo José Maria Falcão, membro da direcção da Cersul, «este dia de campo será uma primeira mostra do trabalho que estamos a realizar para responder à procura do mercado e à necessidade de rentabilizar as explorações agrícolas dos nossos associados».
O também agricultor refere que «os cereais biológicos são um nicho de mercado, mas podem valer o dobro dos cereais convencionais, e têm actualmente uma forte demanda por parte da indústria das farinhas e de outras indústrias alimentares, que desafiaram a Cersul a investigar e a apurar o Modo de Produção Biológico para conseguir comprar matéria-prima em Portugal». A inscrição no evento deve ser feita através dos contactos da Cersul.