Na tarde de 28 de Junho, decorre o dia de campo dos projectos Smartcrop e Milho Amarelo, que procuram combinar competitividade, biodiversidade, sustentabilidade e agricultura de precisão. Sob o mote “Agricultura intensiva e biodiversidade”, este evento tem lugar na Quinta da Cholda, na Azinhaga (Golegã).
A primeira parte do dia de campo consistirá numa «apresentação sumária de resultados». Esta apresentação contempla as vertentes “Indicadores de sustentabilidade”, “plantas com interesse para focos ecológicos”, “Microbiologia do solo”, “Rega de precisão”, “Agricultura de precisão” e “Gestão de biodiversidade em rede”.
A segunda parte consiste numa visita de campo, com diferentes “estações”: biodiversidade, indicadores, qualidade do solo, rega eficiente, tecnologia de precisão.
Estes dois projectos resultam de ideias concebidas pelo agricultor João Coimbra e realizadas com o apoio de vários parceiros. No projecto Milho Amarelo, procura-se «um modelo de gestão da biodiversidade de baixo custo, que possa ser feito com recursos internos e capaz de ser expandido e replicado noutras explorações intensivas de milho do Vale do Tejo». No caso do projecto Smartcrop, pretende-se «implementar um novo processo de produção agrícola smart, assente na recolha, compilação, tratamento e análise de dados, permitindo um ganho de competitividade com uma intervenção agrícola “na hora” num local exacto e na medida das necessidades da cultura naquele momento».
A participação no evento exige inscrição. Pode obter mais informações aqui.