A 16 de Maio, decorre em Alcochete um dia de campo organizado pela STET Holland e pela AdviceAgriBusiness, representante da STET em Portugal. O evento, aberto a todos os interessados e onde vão estar em destaque as variedades de batata da STET Holland – seja para fresco ou para processamento –, tem lugar numa parcela de M. Andrade e de H. Gonçalves.
No dia de campo, «os participantes poderão observar, em pleno campo, as dezenas de variedades instaladas em final de Janeiro e em que se poderá constatar a precocidade da maioria das variedades obtidas e comercializadas pela STET», refere um comunicado da AdviceAgriBusiness. Segundo a empresa, as variedades de batata de que a STET dispõe conferem-lhe actualmente «uma posição de liderança a nível mundial em países e zonas com clima mediterrânico, quente, tropical e desértico», a que acresce a sua «presença em praticamente todos os países europeus».
Para Sérgio Margaço, responsável da AdviceAgriBusiness, «o posicionamento adequado das variedades no calendário de produção de cada região pode ser a alavanca para se poder produzir mais em Portugal». Desta forma, «as variedades STET têm sido experimentadas em “novos ciclos de produção” e, na actual campanha, voltar-se-á a instalar parcelas com variedades STET em Junho, para colheita em Outubro/Novembro», indica a empresa.
A AdviceAgriBusiness acrescenta que a batata-semente da STET tem registado em Portugal «um crescimento de mercado notório e rápido ano após ano, especialmente nas últimas três campanhas», graças «ao interesse e colaboração» dos intervenientes da fileira, «que têm apostado na introdução das variedades STET». «Devido às características das principais variedades introduzidas em Portugal, nomeadamente com ciclos mais curtos e à disponibilidade de muitas variedades, tem sido possível, identificar as oportunidades para cada região de produção em Portugal, inicialmente através de ensaios e depois com campos comerciais e assim, posicionar as variedades em cada segmento de produção e de mercado.»
Nas palavras da AdviceAgriBusiness, «a STET tem-se revelado um verdadeiro parceiro no sector da batata». Neste âmbito, a empresa com sede na Holanda «quer estar cada vez mais próximo dos vários intervenientes do sector, de modo que estes possam conhecer devidamente as vantagens e oportunidades que a STET representa».