Dia Aberto do projecto Nutri2Cycle e do GO Macfertiqual adiado para 4 de Fevereiro

Foi adiado para 4 de Fevereiro o Dia Aberto dedicado ao projecto Nutri2Cycle e ao grupo operacional Macfertiqual. A iniciativa – que estava programada para o dia 20 de Janeiro – vai ter lugar a partir das 11h00, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

O Dia Aberto terá duas componentes: “Projecto Nutri2cycle (EU-H2020): Substituição de fertilização convencional por efluentes pecuários num pomar de macieiras” (durante a manhã); “Workshop do RQFlex para treino” (durante a tarde). As inscrições são gratuitas, mas estão limitadas a 25 pessoas, e podem ser efectuadas aqui.

O projecto “Nutri2cycle” tem como foco a transição na Europa para uma agricultura mais eficiente em termos de carbono e de nutrientes, procurando contribuir para o fomento da economia circular ao nível dos nutrientes. Esta iniciativa envolve 19 entidades de 12 Estados-membros da União Europeia – incluindo Portugal, que é representado pelo Instituto Superior de Agronomia –, é financiada pelo União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, teve início em 2018 e decorre até 2022.

«A agricultura europeia ainda é caracterizada por uma grande contribuição, no geral, para as emissões de gases com efeito de estufa e pela falta de eficácia na recuperação de carbono e na reutilização dos principais nutrientes das plantas (nitrogénio e fósforo). O projecto Nutri2cycle vai avaliar os fluxos actuais de nitrogénio (N), fósforo (P) e carbono (C) tendo em conta as técnicas de gestão existentes em diferentes explorações da Europa e analisando os problemas ambientais associados», referem os promotores desta iniciativa. «Combater as falhas que existem no fluxo de nutrientes na Europa vai ajudar a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, a reduzir a degradação do solo e a melhorar a independência da União Europeia em termos de energia e de nutrientes.»

O grupo operacional “Macfertiqual” é constituído por Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), ISA, Granfer, Campotec, Copa, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa visa «encontrar para o actual modelo de produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP [Indicação Geográfica Protegida], um referencial nutricional mais equilibrado, de modo a desenvolver-se um novo produto maçã, das cultivares do grupo Gala, as mais exportáveis, com novos parâmetros mínimos de qualidade interna e externa, mais elevados e mais diferenciadores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...