Desperdício alimentar: medidas da UE são «insuficientes»

Um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE) recomenda, à União Europeia (UE), o reforço e coordenação dos seus esforços no combate ao desperdício alimentar. O documenta defende que «as medidas tomadas até à data são fragmentadas e intermitentes, não existe uma estratégia concertada a nível da UE e a coordenação a nível da Comissão [Europeia] é insuficiente».

De forma a combater o desperdício alimentar de forma mais eficaz, o TCE aconselha a inclusão deste tópico na revisão do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e a sensibilização dos Estados-Membros para que incluam esta questão aquando do planeamento de medidas futuras. Além disso, «a Comissão Europeia deverá facilitar o intercâmbio de boas práticas em matéria de higiene e rastreabilidade».

O documento nota que ainda existem uma série de barreiras à doação de alimentos. Por isso, recomenda a clarificação das leis que se referem a esta temática e a promoção da utilização das disposições existentes em matéria de doações, nomeadamente no que diz respeito aos hortofrutícolas retirados do mercados, entre os Estados-Membros.

As normas de comercialização das frutas e legumes (normalmente, estes produtos têm de obedecer a padrões estéticos de tamanho e forma), na UE, podem levar a que «produtos perfeitamente comestíveis sejam retirados da cadeia de abastecimento». É necessário avaliar a relação entre estas normas e o desperdício  alimentar, refere o documento.

As práticas comerciais desleais e as situações de desequilíbrio no poder de negociação também podem provocar desperdício alimentar. Por exemplo, através do cancelamento de encomendas ou alterações de volume de forma inesperada, aponta o relatório do TCE. Apesar dos esforços da Comissão Europeia para combater estas questões, através do incentivo à criação de organizações de produtores ou da Iniciativa da Cadeia de Abastecimento, estes problemas «permanecem por resolver».

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...