Desperdício alimentar: medidas da UE são «insuficientes»

Um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE) recomenda, à União Europeia (UE), o reforço e coordenação dos seus esforços no combate ao desperdício alimentar. O documenta defende que «as medidas tomadas até à data são fragmentadas e intermitentes, não existe uma estratégia concertada a nível da UE e a coordenação a nível da Comissão [Europeia] é insuficiente».

De forma a combater o desperdício alimentar de forma mais eficaz, o TCE aconselha a inclusão deste tópico na revisão do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e a sensibilização dos Estados-Membros para que incluam esta questão aquando do planeamento de medidas futuras. Além disso, «a Comissão Europeia deverá facilitar o intercâmbio de boas práticas em matéria de higiene e rastreabilidade».

O documento nota que ainda existem uma série de barreiras à doação de alimentos. Por isso, recomenda a clarificação das leis que se referem a esta temática e a promoção da utilização das disposições existentes em matéria de doações, nomeadamente no que diz respeito aos hortofrutícolas retirados do mercados, entre os Estados-Membros.

As normas de comercialização das frutas e legumes (normalmente, estes produtos têm de obedecer a padrões estéticos de tamanho e forma), na UE, podem levar a que «produtos perfeitamente comestíveis sejam retirados da cadeia de abastecimento». É necessário avaliar a relação entre estas normas e o desperdício  alimentar, refere o documento.

As práticas comerciais desleais e as situações de desequilíbrio no poder de negociação também podem provocar desperdício alimentar. Por exemplo, através do cancelamento de encomendas ou alterações de volume de forma inesperada, aponta o relatório do TCE. Apesar dos esforços da Comissão Europeia para combater estas questões, através do incentivo à criação de organizações de produtores ou da Iniciativa da Cadeia de Abastecimento, estes problemas «permanecem por resolver».

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...