Demo.Net: Uma rede de partilha, demonstração e inovação para o sector agroalimentar nacional

O projecto Demo.Net, financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, começou em Abril de 2023 e pretende promover iniciativas de demonstração, de partilha e debate, direccionadas para organizações de produtores, empresas, técnicos e agricultores, bem como a interacção entre estes, pretendendo fomentar a inovação organizacional e a capacitação alargada dos envolvidos.

É um projecto coordenado pelo COTHN, que conta com a participação de 13 parceiros: a Consulai, a FNOP, o INIAV e 10 PMEs (Alensado, Bfruit, Carmo & Silvério, CelFrutas, Frutas  Classe, Frutalgoz, Frutoeste, FRUTUS, Hortofrutícolas Campelos e Madre Fruta).

A integração das PMEs como parceiras no projecto «permite uma representação que retrata grande parte das regiões do País e os principais sectores de actividade hortofrutícola. Actualmente, são grandes os desafios que o sector agroalimentar enfrenta. É necessário produzir de forma eficiente para alimentar uma população cada vez maior, num mundo que se impõe mais ecológico e sustentável, que procura novas alternativas alimentares, simultaneamente mais seguras e nutricionalmente equilibradas, em que os produtores têm a necessidade urgente de minimizar riscos e assegurar relações comerciais estáveis, segurança de pagamentos investimentos, apoio em situações de crises de mercado e comercialização», salientam os promotores.

Alinhado com o Objectivo Específico 3 da Política Agrícola Comum, que identifica a necessidade de melhorar o papel das organizações de produtores na cadeia agroalimentar e impulsionar a participação dos agricultores na geração de valor das suas produções, surge o projeto Demo.Net.

Este irá dar origem a uma rede de inovação e de conhecimento com impacto na competitividade e diferenciação das mesmas.

No contexto europeu, é já uma prática corrente a valorização de acções de demonstração, intercâmbios entre agricultores e/ou organizações, bem como aprendizagem entre pares no seio da comunidade agrícola – “peer-to-peer learning”.

No fim deste projecto, pretende-se que o modelo de capacitação inovador desenvolvido por este consórcio possa ser depois replicado para outras tipologias de organizações associadas a diferentes realidades de escala de produções.

Em breve serão publicadas mais novidades sobre o projecto.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...