Dekalb apresenta semeador eléctrico para milho

Produzir milho com mais eficiência e menores custos é objectivo dos agricultores e da Dekalb. Para alcançar esse propósito, a empresa desenvolve tecnologia num trabalho próximo com os produtores.  No passado dia 12 de Janeiro, em Évora, a empresa juntou cerca de 300 produtores de milho e apresentou um semeador eléctrico, novas variedades e a tecnologia AquaTEK. De acordo com comunicado da Dekalb, «em parceria com o agricultor João Coimbra, foi testado um semeador eléctrico com duplo efeito na pressão do solo que permite mudar automaticamente a densidade de sementeira em função da variabilidade do solo numa mesma parcela. Esta tecnologia é combinada com uma fertilização de precisão, em que a dose de adubo é aplicada à taxa variável na parcela, em função dos dados obtidos através de mapas de electrocondutividade do solo, análises de solo e mapas de produtividade».

A AquaTEK é uma «ferramenta digital que ajuda o agricultor a gerir com maior eficiência o programa de rega, a partir de qualquer lugar. Graças às imagens por satélite, que monitorizam a parcela a cada 6 metros; a 275 sondas virtuais por hectare, que medem o uso e as necessidades de água das plantas; a dados de estações meteorológicas e dados introduzidos pelo agricultor, é possível tomar a melhor decisão sobre a rega sem depender de nenhum dispositivo de campo». Em relação às variedades de milho, foram apresentadas três: DKC6664 (híbrido de ciclo FAO 600, com comportamento homogéneo); DKC5530 (híbrido de ciclo FAO 400 longo) e DKC5362 (híbrido de ciclo FAO 400 médio-curto).

Produção de milho tem futuro

A reunião teve ainda espaço para o debate cujo mote foi “Porque Faço Milho”. Alguns produtores de milho partilharam que a relação rentabilidade/custo é boa e defenderam que esta tem futuro em Portugal. No comunicado da Dekalb lê-se ainda que «todos os oradores foram unânimes em reconhecer que há muito por fazer na melhoria da eficiência da rega e da fertilização da cultura do milho e consideraram que semear mais cedo, usando variedades híbridas de ciclos mais curtos, é uma boa alternativa para reduzir a humidade do grão à colheita, poupando em custos com a secagem do milho».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...