Continente está a desenvolver plataforma pioneira para combater desperdício alimentar

No dia em que se comemora o 1º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares (29 de Setembro) a Sonae MC arranca com o projecto LIFEFood Cycle, de desenvolvimento de uma plataforma inovadora que permitirá às lojas Continente gerir as suas quebras de forma mais digital, optimizando a doação a instituições de solidariedade e a vender, a parceiros comerciais, os seus produtos alimentares em risco de quebra, por um preço que se prevê mais baixo.

Este é um projecto inovador e pioneiro a nível europeu, já que o Continente será a primeira marca a deter uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos seus excedentes. Melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar é o objectivo do projecto LIFEFood Cycle, desenvolvido em consórcio com a Phenix, e cofinanciado em 55% pelo programa LIFE da União Europeia – o instrumento de financiamento europeu para o ambiente e a acção climática.

«O LIFEFood Cycle vai tornar mais eficiente o processo das doações solidárias, aumentando o total da quebra que se consegue reaproveitar para instituições de apoio social e animal, em simultâneo com as vendas B2B que será uma novidade», reforçam num comunicado.

O processo de doação já existe há muitos anos nas lojas Continente e, de forma predominantemente manual, permitiu doar, em 2019, 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares, a mais de 1.000 instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais. Os colaboradores da empresa também beneficiam destes produtos que são disponibilizados nas áreas sociais das lojas e entrepostos Continente.

Todas as lojas têm parceria com uma ou mais instituições locais para doação de excedentes alimentares, desde que estes conservem condições de consumo – ou seja, a perda aconteça apenas no que diz respeito ao seu carácter comercial. As doações decorrem durante todo o ano, de forma transversal às lojas Continente.

A futura plataforma permitirá também a venda B2B a parceiros comerciais, permitindo recuperar mais produtos que perderam o seu valor comercial, a um preço previsivelmente mais baixo do que nas lojas físicas.

O Continente continua a desenvolver outras iniciativas para combater o desperdício alimentar nas suas lojas, como por exemplo, a venda, por apenas 0,50€/kg, das caixas de 5kg com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto óptimo de consumo. As Caixas Zer0% Desperdício estão actualmente em vigor em 29 lojas, mas está a ser estudado o alargamento às restantes, evitando o desperdício de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.

Além desta caixa, a marca está a aproveitar o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada, à venda por 0,69€ cada embalagem de 20g, mas não só: também há sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça de 1,5l por 2,99€.

O projecto da Banana Solteira, numa colaboração entre Continente e Bagga, permite combater o desperdício das bananas que foram retiradas dos cachos e deixadas soltas nas lojas Continente. As bananas são colocadas à venda a preço fixo (0,50€) nas cafetarias Bagga.

Para Pedro Lago, director de Projectos de Sustentabilidade da Sonae MC, «desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício 0. O grande objectivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido. Este dia permite chamar a atenção para um problema que é de todos».

O Continente tem vindo a trabalhar em projectos de economia circular e combate ao desperdício, como por exemplo, os Doces & Chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua validade comercia,l mas que são transformados e ganham nova vida; o Panana, um bolo rico em manganésio, feito com polpa das bananas que as pessoas já não querem levar das lojas; e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.

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