“Considere os factos” sobre a retirada de substâncias activas do mercado

A Associação Nacional para a Protecção das Plantas (Anipla) lançou a campanha “Considere os factos” para alertar a sociedade para a importância do uso de agroquímicos na agricultura. Garrafas de vinho e galheteiros meio cheios, um quarto de tomate ou de pêra, são algumas das imagens desta acção que relevam as consequências da não utilização de fitofármacos na agricultura. «Nesta campanha, procuramos sair um pouco da nossa caixa e conseguir comunicar com o público em geral. Pretendemos informar as pessoas e lançar um debate racional sobre esta matéria», explica António Lopes Dias, director executivo da Anipla.

Paralelamente, é criada a plataforma fitosintese.pt, «uma página na Internet onde diariamente é reunida a informação em torno deste assunto, com destaque para os documentos e investigação de suporte à campanha, e a apresentação de diferentes perspectivas, dentro e fora do sector.

“Considere os factos” tem como suporte o estudo realizado pela Anipla onde avaliou o impacto da retirada de substâncias activas do mercado. Em cinco culturas analisadas – videira para vinho, oliveira para azeite, pereira Rocha, milho grão e tomate para indústria –, concluiu-se que o impacto económico pode ser de «810 milhões de euros. Considerando apenas as fileiras em análise. estes números correspondem a 22% da produção vegetal e a 12% do total do sector», explica a Anipla.

A campanha decorre até ao final do ano em plataformas digitais, imprensa e rádio. A iniciativa conta com o apoio da Associação Europeia de Protecção das Plantas (ECPA) e de diversas associações nacionais de produtores.

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