“Considere os factos” sobre a retirada de substâncias activas do mercado

A Associação Nacional para a Protecção das Plantas (Anipla) lançou a campanha “Considere os factos” para alertar a sociedade para a importância do uso de agroquímicos na agricultura. Garrafas de vinho e galheteiros meio cheios, um quarto de tomate ou de pêra, são algumas das imagens desta acção que relevam as consequências da não utilização de fitofármacos na agricultura. «Nesta campanha, procuramos sair um pouco da nossa caixa e conseguir comunicar com o público em geral. Pretendemos informar as pessoas e lançar um debate racional sobre esta matéria», explica António Lopes Dias, director executivo da Anipla.

Paralelamente, é criada a plataforma fitosintese.pt, «uma página na Internet onde diariamente é reunida a informação em torno deste assunto, com destaque para os documentos e investigação de suporte à campanha, e a apresentação de diferentes perspectivas, dentro e fora do sector.

“Considere os factos” tem como suporte o estudo realizado pela Anipla onde avaliou o impacto da retirada de substâncias activas do mercado. Em cinco culturas analisadas – videira para vinho, oliveira para azeite, pereira Rocha, milho grão e tomate para indústria –, concluiu-se que o impacto económico pode ser de «810 milhões de euros. Considerando apenas as fileiras em análise. estes números correspondem a 22% da produção vegetal e a 12% do total do sector», explica a Anipla.

A campanha decorre até ao final do ano em plataformas digitais, imprensa e rádio. A iniciativa conta com o apoio da Associação Europeia de Protecção das Plantas (ECPA) e de diversas associações nacionais de produtores.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...