Conheça o programa definitivo do V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica

O V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (VCNHB) decorrerá nos dias 11 e 12 de Maio de 2023, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, e contará com a presença de investigadores, técnicos e produtores.

A organização do colóquio recebeu 60 resumos referentes a trabalhos de investigação e experimentação sobre o Modo de Produção Biológico (MPB) em culturas hortofrutícolas.

Após apreciação e validação pela Comissão Científica, os trabalhos foram distribuídos pelas diferentes sessões temáticas, Sessão I – Itinerários técnicos em modo de produção biológico; Sessão II – Transformação, qualidade e consumo; e Sessão III – Aspetos socioeconómicos e organização do sector, de forma oral, e em formato de pósteres.

O VCNHB é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESA / IPV) e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

Ao longo das sessões temáticas serão reveladas técnicas de produção sustentável, como o ‘Deep Compost Mulch System’ no controlo de infestantes ou os efeitos de microalgas no controlo de Botrytis cinerea, e práticas de economia circular, como o uso de compostados de subprodutos provenientes de adegas e da indústria cervejeira na fertilização das culturas.

As hortas escolares em MPB como espaços de conexão com a natureza e de aprendizagem e o consumo de alimentos biológicos e a sua relação com a qualidade de vida são outros dos muitos temas de interesse do colóquio, que pretende fazer uma reflexão sobre o futuro da agricultura biológica na mesa-redonda que encerra o evento.

O programa inclui visitas técnicas à Casa de Mouraz, um projecto de viticultura sustentável e produção de vinhos naturais, e à Ecoseiva, um projecto de produção e comercialização de hortícolas em MPB, ambos no concelho de Tondela.

O VCNHB realiza-se numa conjuntura em que a União Europeia traçou como meta 25% da sua área agrícola em MPB até 2030. No período 2012-2020, a área em MPB na UE aumentou mais de 50%, atingindo 14,8 milhões de hectares, o que representa 9,1% do total da superfície agrícola utilizada (SAU).

A SAU biológica da UE é composta maioritariamente por pastagens permanentes (42%), forragens verdes (17%), cereais (16%) e culturas permanentes (11%), tais como vinhas, pomares e olival.

Em Portugal, a área agrícola em MPB é de 279.016 hectares, um aumento de cerca de 10 mil hectares face a 2020. A área agrícola em conversão para MPB – 476.785 hectares – é quase 10 vezes superior à registada em 2020 e o número de operadores em MPB triplicou, atingindo os 15.979, relevam os dados do Observatório Nacional da Produção Biológica.

O VCNHB pretende promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector; divulgar os avanços técnico científicos nos temas a abordar; envolver a comunidade nas questões políticas nacionais e europeias relacionadas com a produção e consumo dos produtos e identificar linhas de trabalho e de investigação que possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias ambiental e socialmente sustentáveis.

Mais informações e inscrições, aqui.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...