Conheça o programa de eventos da FNA22

Fique a par dos workshops e conferências que terão lugar na Feira Nacional de Agricultura, que se realiza no Cnema, Santarém, entre os dias 4 e 12 de Junho.

Conferência: A contabilidade e gestão na actividade agrícola

6 Junho, 09:30h – 13h, Auditório
Inscrições e informação adicional

A Confederação dos Agricultores de Portugal organiza com a Ordem dos Contabilistas Certificados a 12ª edição da conferência anual, este ano subordinada ao tema «A contabilidade e gestão na actividade agrícola». «A gestão da actividade agrícola na era digital – desafios para o contabilista» são os temas para o primeiro painel; e «Subsídios e apoios na actividade agrícola», os temas do segundo painel.

Workshop: Inovação biotecnológica ao serviço da agricultura

6 junho, 10h
Inscrições e informação adicional

9ª Conferência O futuro dos jovens agricultores. Entrega do prémio Melhor Jovem Agricultor 2022

7 Junho, 10h – 13:15h
Inscrições e informação adicional

Que apoios podem os jovens esperar da nova PAC será o tema central do debate. O objectivo deste evento é conhecer as dificuldades práticas e que propostas têm os políticos para a tão necessária renovação geracional na agricultura. A conferência termina com o Concurso Nacional e a apresentação dos projectos finalistas, e, por fim, com a entrega do prémio ao Melhor Jovem Agricultor de 2022.

Conferência internacional: Os desafios para a agricultura

8 Junho, 10h – 13h
Inscrições e informação adicional

A PAC constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu. São múltiplos os desafios, objectivos e instrumentos, afirmação de modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. Os cidadãos europeus querem uma PAC que continue a assegurar segurança e qualidade alimentar de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do sul, para evitar a desertificação.
A concretização destes objectivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da União Europeia.

Conferência: Produção pecuária sustentável. Eficiência alimentar

8 Junho, 15h – 17h
Inscrições e informação adicional

A alimentação animal, apresentando casos práticos em que a eficiência pode traduzir-se em melhores resultados na utilização dos alimentos, de uma forma sustentável e mais rentável dará o mote a esta sessão. Os oradores irão partilhar os seus conhecimentos de práticas mais eficazes, com melhor aproveitamento das pastagens e utilização de alimentos que aumentem a digestibilidade e reduzam as emissões de gases.
Recorrer às novas tecnologias e procurar a inovação através de uma alimentação de precisão ou de subprodutos alternativos que possam ser incorporados na alimentação animal, de forma a aumentar a eficiência alimentar. Converter um subproduto com impacto ambiental em novas fontes nutricionais para os animais, obtendo outras fontes proteicas, mitigando o impacto ambiental e aumentando a eficiência. Os “novos alimentos” que podem representar subprodutos alternativos para a alimentação, como a utilização de insectos na transformação de desperdícios nutricionais do sector agroalimentar em fontes nutricionais, ou a incorporação de microalgas na alimentação animal.

Conferência internacional: Visão de longo termo para as zonas rurais

9 Junho, 10h – 12:30h
Inscrições e informação adicional

As zonas rurais são heterogéneas e as suas características fortemente influenciadas pela sua localização. As alterações climáticas vão provocar um aumento progressivo da escassez de água, um agravamento das inundações e um aumento da intensidade e da frequência dos incêndios florestais. Fisicamente isoladas, com uma actividade económica pouco diversificada e uma baixa densidade populacional, baixos rendimentos e o envelhecimento da população aumentam a vulnerabilidade das comunidades rurais. No entanto, o desenvolvimento e a prosperidade da maior parte das zonas rurais estão intimamente ligados à actividade agrícola e até ao turismo, desde que disponham de infraestruturas digitais e tecnológicas que sejam atractivas e possam proporcionar uma fonte de rendimento, quer através de uma utilização eficiente e precisa dos recursos na agricultura, quer atraindo iniciativas associadas ao turismo de natureza. O Regulamento Digitalização Rural surge para enfrentar estes riscos.

As inscrições nestes eventos são gratuitas e já se encontram disponíveis.
A lotação é limitada.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...