Congresso de pequenos frutos: da produção à comercialização

De 14 a 15 de Outubro, a sede do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav), em Oeiras, acolhe o V Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos. Organizado em conjunto pelo Iniav, pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn) e terá como tema geral “A melhoria da produção visando a integração nos mercados”. No dia 14, as diferentes sessões vão debruçar-se sobre os seguintes temas: Produção de pequenos frutos em solo, substrato e hidroponia; Sanidade vegetal; Qualidade e pós-colheita; Contributo dos pequenos frutos para a saúde humana; Organização da produção e Comercialização.

Em simultâneo, vai decorrer uma apresentação de produtos, subordinada ao tema “Inovação na transformação de pequenos frutos”, em parceria com a AGIM (Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial). O programa inclui ainda visitas a produtores de morango, framboesa, amora e mirtilo, no dia 15.

A organização salienta que «o sector dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas». Contudo, «a fileira cresceu fortemente em área, mas baseada num elevado número de produtores, facto que obriga a um enorme esforço na disseminação das melhores práticas agrícolas e na sua organização». O V Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos apresenta-se assim como um espaço para «investigadores, professores e empresas apresentarem os resultados do seu trabalho».

Este evento nasceu em 2000, com a realização do I Colóquio Nacional da Produção de Morango e Outros Pequenos Frutos, organizado pela APH e pelo Iniav, em cuja sede teve também lugar esta primeira edição – como «um evento técnico-científico que desse a conhecer os trabalhos de todos os intervenientes neste sector». Segundo a organização, o «regresso ao local de partida tem como objectivo centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no sector e dá-los a conhecer a todos os que se dedicam a este ramo da hortofruticultura, nomeadamente aos produtores, técnicos e consultores da fileira». A organização apela ao envio de resumos de comunicações, até 31 de Março.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...