A 17 de Outubro, o Museu do Oriente, em Lisboa, acolhe o “Congresso GS1 Portugal 4.0: O consumidor no centro das redes de colaboração digital”. Na quarta edição do evento organizado pela GS1 Portugal – entidade de direito privado e sem fins lucrativos –, vão estar em foco «a “Indústria 4.0” e o papel do consumidor no centro das redes de valor colaborativas e da digitalização da economia».
O quarto congresso nacional da GS1 Portugal vai contar «com a participação de gestores em empresas de referência a nível global, decisores políticos e responsáveis internacionais da rede GS1». Assim, estão confirmados como oradores Ana Paula Barbosa (Director Retailer Services Nielsen), João Vasconcelos (fundador do think tank Conselho), Ulrike Kreysa (vice-presidente da GS1 Healthcare GS1 AISBL), Robert Beideman (vice-presidente Sénior de Soluções e Inovação GS1 AISBL) Álex Rovira (especialista internacional em Psicologia da Liderança e Inspiring Speaker) e um painel de debate «que inclui a intervenção de CEOs de empresas de referência a actuar no sector do Retalho e Bens de Consumo, designadamente Auchan Portugal, Delta, Johnson&Johnson, Nestlé Portugal, Sonae MC e Unilever FIMA.
Segundo a GS1 Portugal, este evento vai «abordar as dimensões complementares que estão a transformar a forma de fazer negócio, nas diferentes cadeias de valor». Por um lado, a Indústria 4.0 «representa a entrada definitiva e inevitável das tecnologias de informação no dia-a-dia das empresas, impactando a realidade até então existente» e, por outro, a questão do «consumidor no centro das cadeias de valor exige cada vez mais das marcas».