Conferência sobre a sustentabilidade da produção hortícola e a cultura da batata-doce

A 3 de Novembro, a partir das 18h00, realiza-se a conferência “A sustentabilidade da produção hortícola e a cultura da batata-doce”, com a participação de Maria Elvira Ferreira e Paulo Brito da Luz, ambos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). A conferência, que decorre através da plataforma online Zoom, está integrada no ciclo de conferências «Sustentabilidade do Homem no Planeta Terra que Magalhães circum-navegou», promovido pelo Instituto Estudos Académicos Adriano Moreira (IEAAM), da Academia de Ciências de Lisboa.

O evento de dia 3 de Novembro está integrado na parte III do ciclo de conferências, relativa aos “Desafios para um futuro sustentável”. A organização refere que, «num panorama global, observam-se importantes riscos ao nível da “segurança alimentar”, da “produtividade dos recursos” e da “sustentabilidade dos ecossistemas”, face ao crescimento populacional e às alterações climáticas», sendo que «a intensificação e o desenvolvimento agrícolas envolvem critérios de sustentabilidade e racionalidade, cuja eficácia resulta de “soluções de compromisso” entre objectivos de base ambiental, tecnológica e socioeconómica (trade-offs)».

Sobre a batata-doce, a organização indica que é originária da América Central, que faz parte da dieta alimentar humana há milénios e que, «devido às suas características organolépticas e nutricionais, verifica-se uma tendência crescente para o seu consumo, a nível mundial». «Para a reconversão e a intensificação dos sistemas produtivos de batata-doce, tendo em vista a sustentabilidade e a competitividade da actividade agrícola, devem ser seguidas boas práticas agrícolas durante todo o ciclo cultural e também na conservação, envolvendo ainda estratégias de economia circular, nomeadamente, quanto ao aproveitamento de resíduos», explicam . O acesso à conferência “A sustentabilidade da produção hortícola e a cultura da batata-doce” é livre, mas os interessados devem realizar a sua inscrição prévia.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...