Conferência na ESAC a 6 de Março aborda tema dos jovens na agricultura

“Os jovens e o futuro da agricultura nacional” é o tema de uma conferência que decorre no dia 6 de Março, a partir das 14h00, no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), em Coimbra. Designado como «primeira conferência sobre renovação geracional em Portugal», este evento é organizado pela ESAC e pela consultora Agriheroes.

A organização defende que «os jovens são os agentes determinantes para o rumo da agricultura em Portugal» e que «esta conferência serve como um reconhecimento da importância de se investir nos jovens agricultores e empresários rurais, vistos como peças-chave para a inovação, sustentabilidade e revitalização das suas comunidades». Segundo a organização, esta iniciativa pretende «promover o intercâmbio de ideias e a partilha de práticas inovadoras, posicionando-se como um passo fundamental para assegurar a continuidade e o desenvolvimento do sector agrícola nacional», sendo realçado que «esta conferência é projectada não só para tratar dos desafios actuais, mas também para preparar a agricultura portuguesa para os desafios futuros, com uma nova geração energizada e pronta para liderar este sector, estratégico para a economia nacional e europeia».

Também se refere que «este evento almeja criar políticas de suporte e oportunidades para esta nova geração no sector agrícola» e que tem como foco «a superação dos obstáculos que impedem o envolvimento activo dos jovens, como a dificuldade de acesso a terras e a transferência de conhecimento intergeracional». É ainda sublinhado que este evento «pretende ser um ponto de viragem para a modernização da agricultura em Portugal» e que «oferece uma oportunidade para que os jovens se conectem com diversos stakeholders, incluindo o Governo, instituições académicas e o sector privado».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...