“Os jovens e o futuro da agricultura nacional” é o tema de uma conferência que decorre no dia 6 de Março, a partir das 14h00, no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), em Coimbra. Designado como «primeira conferência sobre renovação geracional em Portugal», este evento é organizado pela ESAC e pela consultora Agriheroes.
A organização defende que «os jovens são os agentes determinantes para o rumo da agricultura em Portugal» e que «esta conferência serve como um reconhecimento da importância de se investir nos jovens agricultores e empresários rurais, vistos como peças-chave para a inovação, sustentabilidade e revitalização das suas comunidades». Segundo a organização, esta iniciativa pretende «promover o intercâmbio de ideias e a partilha de práticas inovadoras, posicionando-se como um passo fundamental para assegurar a continuidade e o desenvolvimento do sector agrícola nacional», sendo realçado que «esta conferência é projectada não só para tratar dos desafios actuais, mas também para preparar a agricultura portuguesa para os desafios futuros, com uma nova geração energizada e pronta para liderar este sector, estratégico para a economia nacional e europeia».
Também se refere que «este evento almeja criar políticas de suporte e oportunidades para esta nova geração no sector agrícola» e que tem como foco «a superação dos obstáculos que impedem o envolvimento activo dos jovens, como a dificuldade de acesso a terras e a transferência de conhecimento intergeracional». É ainda sublinhado que este evento «pretende ser um ponto de viragem para a modernização da agricultura em Portugal» e que «oferece uma oportunidade para que os jovens se conectem com diversos stakeholders, incluindo o Governo, instituições académicas e o sector privado».
