A antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe hoje, 30 de Janeiro, a edição de 2018 do Encontro Nacional de Técnicos da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri). O objectivo é «discutir as principais alterações para a Campanha de Ajudas e Parcelário para 2018, relativa às candidaturas dos agricultores portugueses aos pagamentos directos de apoio no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC)».
No evento, os técnicos do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura (GPP) vão apresentar «as regras e os procedimentos em vigor para a campanha que se aproxima». «A Confagri está empenhada e perfeitamente capacitada para apoiar a comunidade agrícola neste complexo processo de recepção de candidaturas, que deverá ter início em meados de Fevereiro», afirma Francisco Silva, secretário-geral da entidade, num comunicado da Confederação.
O evento vai incluir uma homenagem à secretária-geral da Confagri – e que era também responsável pelo “Departamento de Políticas de Mercados e Preços” e pela área de “Ajudas ao Rendimento dos Agricultores” –, Maria Antónia Figueiredo, recentemente falecida. Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai atribuir a Maria Antónia Figueiredo, a título póstumo, a Medalha de Honra deste Ministério.
Neste encontro, será feita a entrega dos “Prémios de Mérito” às 27 entidades e aos 26 técnicos «que mais se distinguiram na campanha de 2017». O Encontro Nacional de Técnicos tem periodicidade anual e reúne toda a estrutura associada da Confagri, num total de «cerca de 400 representantes de diferentes regiões do País».