Confagri lança vídeos sobre as cooperativas e a inovação no sector agrícola

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) lançou cinco vídeos, numa iniciativa designada como o projecto “As cooperativas e a inovação na agricultura”. Segundo a entidade, os vídeos procuram demonstrar «a extrema importância das cooperativas na adopção de boas práticas nas áreas da energia, smartfarming, agricultura de precisão, uso eficiente e sustentável de recursos, aproveitamento de biomassa, redução de contaminação por produtos fitofarmacêuticos, soluções de adaptação a fenómenos meteorológicos extremos, promoção e organização da produção e incentivo ao consumo de produtos locais».

Este conjunto de vídeos foi criado no contexto do recém-criado Departamento de Sustentabilidade, Inovação e Qualidade da Confagri, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020). A Confederação afirma que, com esta iniciativa, pretende «renovar a imagem que tem sido atribuída ao sector agrícola» e que os vídeos visam «demonstrar como as cooperativas agrícolas, os agricultores, técnicos e dirigentes que as compõem têm sido essenciais para garantir que a evolução tecnológica não passa ao lado da agricultura».

«Contrariamente à imagem retrógrada que tem sido atribuída ao sector, tanto as cooperativas agrícolas como os agricultores, técnicos e dirigentes que as compõe contribuem, activamente, para que a inovação e a evolução tecnológica caminhem a par e passo com o sector agroalimentar», defende Nuno Serra, secretário-geral da Confagri, acrescentando que «não foram nem o cooperativismo, nem a agricultura que passaram à história, mas sim a educação, informação e divulgação sobre o progresso tecnológico a que o mundo rural tem assistido». Pode obter mais informações sobre esta iniciativa no site da Confagri e os vídeos podem ser visualizados neste site ou no canal da Confederação no Youtube.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3
Celebração do dia europeu das barragens a 29 de Maio em Alqueva
To B or not to B-Rural 2
Segundo episódio do To B or not to B-Rural dedicado à vinha
1
CSHA organiza a 24 de Maio debate em Messines com candidatos às eleições europeias

Notícias relacionadas

3
Celebração do dia europeu das barragens a 29 de Maio em Alqueva
Tendo em conta a celebração, pela primeira vez, do “Dia Europeu das Barragens...
To B or not to B-Rural 2
Segundo episódio do To B or not to B-Rural dedicado à vinha
No âmbito do projecto B-Rural, já está disponível o segundo episódio da série...
1
CSHA organiza a 24 de Maio debate em Messines com candidatos às eleições europeias
No dia 24 de Maio, entre as 17h00 e as 19h00, realiza-se no Auditório da Caixa...
2a
Sete produtos da Asfertglobal obtêm certificação Zerya
A multinacional portuguesa Asfertglobal, que opera no sector da biotecnologia,...