Na tarde do dia 20 de Fevereiro, tem lugar a cerimónia de adesão oficial do concelho de Idanha-a-Nova à Rede Internacional de Bio-Regiões – um “conceito” que visa promover comunidades mais bio, envolvendo múltiplos sectores, como o educativo, o empresarial e o associativo. O município tinha já estado representado na Assembleia-geral da Rede Internacional de Bio-Distritos/Eco-Regiões, que se realizou em Ceraso, Itália, em Dezembro de 2017, no âmbito do seu processo de adesão a esta entidade.
A cerimónia oficial de adesão decorre no Auditório Domingos Rijo, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. Durante a manhã, vão realizar-se várias apresentações associadas ao tema.
Primeiro, Carlos Pissarro irá apresentar a Academia das Ciências do Ambiente. Depois vão ser apresentados três produtos: Katoun Gold, da Belchim («primeiro herbicida bio de controlo de infestantes em Portugal, alternativo ao glifosato»); Bacteriosol, da Sobac (bio fertilizante de solos); Cizeron, da empresa homónima (bio rações para animais).
Segue-se um almoço de Dieta Mediterrânica, confeccionado pela Escola Superior de Gestão, e a recepção ao secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
Em seguida, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, vai apresentar o Instituto do Mundo Rural. O ponto seguinte na agenda será então a adesão oficial do concelho de Idanha-a-Nova à Rede Internacional de Bio-Regiões, cerimónia que contará com a presença do presidente da Direcção do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, do presidente da Rede Internacional de Bio-Regiões e do presidente do Bio-Distrito de Cilento.
O evento termina com o “Encontro Nacional sobre a Dieta Mediterrânica”, com a participação da Comissão de Acompanhamento, liderada pela Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.