Aumentar a qualidade no armazenamento de pêra Rocha e impulsionar a qualidade do morango no percurso entre o campo e a indústria são os objectivos dos dois projectos apoiados pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projecto ReStoragePear tem como objectivos prevenir o escaldão superficial e o escurecimento interno na pêra Rocha e aumentar a qualidade no armazenamento de longo prazo. A equipa encarregue de desenvolver os trabalhos no âmbito deste projecto é constituída pela Coopval, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e a Universidade de Aveiro. O apoio a este projecto, através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, será de 404 mil euros.
O Strawberry+, por seu turno, procura novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango do campo até à indústria. A Frulact será a entidade líder do consórcio completo pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O projecto financiado através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, irá receber um incentivo de 288 mil euros.
Para Cândida Miranda, responsável de Investigação e Tecnologia da Frulact, «o Compete 2020 permitirá ao consórcio fazer um trabalho de investigação com maior suporte cientifico, uma vez que facilita o acesso a recursos humanos e físicos específicos e dedicados em exclusivo ao projecto. É o caso, por exemplo, de uma estufa para produção de plantas de morango e um sistema de fertirrega».