Em 2015, o resultado operacional da Companhia das Lezírias saldou-se por um crescimento de 29,3% em relação a 2014, acima das previsões. Nas vendas aumentou 6,8% face à previsão orçamental, impulsionado pela venda de azeite e vinhos, produtos florestais, bovinos de carne, milho e pelas receitas dos serviços de turismo e visitação (mais 30% relativamente a 2014), tendo estabilizado quando comparado com o ano de 2014 (menos 1,4%). Também foram concretizados novos arrendamentos rurais e urbanos, para optimizar a rentabilização do património da Companhia das Lezírias, constituída por capitais 100% públicos. O resultado antes de impostos subiu 29,4% e o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 14,6% (cifrando-se este em 2,8 milhões de euros). O resultado líquido, que foi de 1 milhão e 328 mil euros, subiu 29,4% em relação a 2014.
«Satisfaz-nos o conjunto de resultados apresentados tendo em conta que as perspectivas para 2015, embora desafiantes, apontavam para vendas 8% inferiores a 2014, sendo a principal razão dessa previsão a menor mancha de área a descortiçar. Mas as maiores produtividades das culturas do milho, olival e vinha associadas às vendas de azeite e vinhos, e um melhor desempenho da área florestal, permitiram compensar dificuldades que se anteviam», afirmou António Pimentel Saraiva, presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias.
A Companhia das Lezírias é uma exploração agro-florestal com uma área aproximada de 18.000 hectares – 6.300 hectares na lezíria de Vila Franca de Xira e 11.700 hectares na charneca do Infantado. Além de uma importante área florestal, tem outras áreas de actividade: produção de arroz, produção de vinho e azeite, produção de milho e outras culturas anuais, criação e engorda de bovinos de carne, criação de cavalos puro-sangue e turismo de natureza.