A Comissão Europeia anunciou, a 13 de Outubro, a disponibilização de um fundo de 111 milhões de euros destinado a auxiliar os agricultores europeus a entrar em mercados internacionais e a consolidar as suas posições nos mesmos. “Aprecie, é europeu” foi o slogan escolhido para a campanha.
A medida advém «do esforço para aumentar progressivamente o orçamento disponibilizado pela União Europeia (UE) para a sua promoção», diz a Comissão em comunicado. Em 2013, o orçamento disponível para estas acções era de 61 milhões de euros. O objectivo é que, até 2019, esse valor chegue aos 200 milhões de euros.
Dentro destas novas regras, a taxa de co-financiamento europeu também deixa de ser 50% e passa a situar-se entre os 70% e os 80%. No caso da Grécia e Chipre, porque estão sobre assistência financeira, a taxa varia entre os 75% e os 85%.
O financiamento será decidido de acordo com os mercados de promoção dos produtos europeus. A maior quantia será direccionada para o mercado internacional (68 milhões de euros), ao passo que a promoção no mercado interno receberá apenas 26 milhões de euros.
O comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, sublinhou que «o sector agro-alimentar europeu é inigualável no mercado global». Por isso, «nos próximos meses, serão conduzidas missões comerciais para abrir novas oportunidades aos produtores da UE no mundo».