Comércio intracomunitário de hortofrutícolas cai 2%

O comércio intracomunitário de frutas e hortícolas, que reflete as exportações e importações entre os Estados-membros da União Europeia, caiu cerca de 2% em volume no primeiro semestre deste ano.

Em comparação com o período homólogo do ano anterior, situou-se em 18,7 milhões de toneladas e com uma redução de 7% em valor, totalizando 14.818 milhões de euros, segundo dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia, Eurostat.

O comércio intracomunitário de hortícolas registou, nos primeiros seis meses, um total de 10,4 milhões de toneladas, o que supõe menos 3%, e o valor de 6.894 milhões de euros, menos 9%. A batata e o tomate são os principais produtos do comércio da União Europeia (UE), com 3,6 e 1,3 milhões de toneladas, respetivamente.

Em relação às frutas, assinalou-se um total de 8,2 milhões de toneladas, o mesmo volume que no primeiro semestre de 2013. Quanto ao valor, caiu cerca de 5%, totalizando assim 7.924 milhões de euros. A laranja, banana e maçã são os produtos mais comercializados entre os Estados-membros com 1,35; 1,33 e 1 milhões de toneladas, respetivamente.

Espanha continua a ser o principal exportador de frutas e hortícolas da UE com 6,1 milhões de toneladas, seguida pelos Países Baixos, com 3,6 milhões e a França com 2,2 milhões, de acordo com os dados do primeiro semestre de 2014. Existe ainda um segundo grupo de países exportadores a destacar, formado pela Bélgica, com 1,8 milhões de toneladas; Itália, com 1,4 milhões e a Alemanha, com 1,1 milhões de toneladas.

Em relação aos principais países importadores da União Europeia continuam a ser a Alemanha; França e o Reino Unido. A importação da Alemanha situou-se em 3,88 milhões de toneladas; na França em 2,12 milhões e no Reino Unido em 1,79 milhões de toneladas.

Em valor, a importação da Alemanha de hortofrutícolas provenientes de outros países comunitários registou um total de 4.131 milhões de euros, a França ultrapassou os 1.852 milhões e no Reino Unido foi de 1.818 milhões de euros, de acordo com o Eurostat.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar

Notícias relacionadas

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
A Auchan Retail Portugal apresentou o novo selo “Cultivamos o Bom”, que abrange...
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
A Naturalfa foi seleccionada pela ViniPortugal como Organismo de Certificação...
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar
Tendo em vista o incremento da recolha selectiva da fração de biorresíduos,...
Vinhos portugueses na Sérvia
Vinhos portugueses regressam à Sérvia em ação de promoção da CAP
A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou novamente com produtores...