Coimbra acolhe a 9 de Setembro seminário final de projecto sobre agricultura familiar

O projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas” vai realizar na manhã de 9 de Setembro o seu seminário final, em Coimbra, no auditório H1 da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este evento decorre a partir das 9h30 e irá permitir a apresentação dos resultados do projecto – que é apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020), tendo sido aprovado na Área 4 (“Observação da agricultura e dos territórios rurais”) da Operação 20.2.4 (“Inovação”) do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020 (PDR2020).

Segundo a organização, também haverá «partilha de experiências, resultados e metodologias» de outros projectos: por exemplo, Afavel – Agricultura familiar e valorização territorial sustentável, em contexto de alterações climáticas; Contributos da agricultura familiar para a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis em Portugal; Valorizar a agricultura familiar; reLOCALiza; Sistema de certificação participativa dos CCA. Na parte final do seminário, terá lugar uma mesa-redonda/debate com o mote “Os desafios da agricultura familiar”.

O projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas” foi desenvolvido por uma parceria com coordenação da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e que integra a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Évora. Este projecto também contou com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A organização destaca ainda os objectivos deste projecto: 1) «Aprofundar o conhecimento sobre a agricultura familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais»; 2) «Elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento, que reconheçam e reforcem a importância da agricultura familiar e respectivas funções no desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios, nomeadamente através do Estatuto da Agricultura Familiar».

Pode consultar aqui o programa preliminar do seminário final do projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas”. A inscrição é obrigatória, mas gratuita, e pode ser efectuada aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...