Coimbra acolhe a 9 de Setembro seminário final de projecto sobre agricultura familiar

O projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas” vai realizar na manhã de 9 de Setembro o seu seminário final, em Coimbra, no auditório H1 da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este evento decorre a partir das 9h30 e irá permitir a apresentação dos resultados do projecto – que é apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020), tendo sido aprovado na Área 4 (“Observação da agricultura e dos territórios rurais”) da Operação 20.2.4 (“Inovação”) do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020 (PDR2020).

Segundo a organização, também haverá «partilha de experiências, resultados e metodologias» de outros projectos: por exemplo, Afavel – Agricultura familiar e valorização territorial sustentável, em contexto de alterações climáticas; Contributos da agricultura familiar para a promoção de sistemas alimentares e dietas sustentáveis em Portugal; Valorizar a agricultura familiar; reLOCALiza; Sistema de certificação participativa dos CCA. Na parte final do seminário, terá lugar uma mesa-redonda/debate com o mote “Os desafios da agricultura familiar”.

O projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas” foi desenvolvido por uma parceria com coordenação da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e que integra a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Évora. Este projecto também contou com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A organização destaca ainda os objectivos deste projecto: 1) «Aprofundar o conhecimento sobre a agricultura familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais»; 2) «Elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento, que reconheçam e reforcem a importância da agricultura familiar e respectivas funções no desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios, nomeadamente através do Estatuto da Agricultura Familiar».

Pode consultar aqui o programa preliminar do seminário final do projecto “Agricultura familiar: Conhecimento, organização e linhas estratégicas”. A inscrição é obrigatória, mas gratuita, e pode ser efectuada aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia

Notícias relacionadas

posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...