Uma área de 140 quilómetros em San Gabriel, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América (EUA), está em quarentena depois de ter sido detectado o Citrus huanglongbing, ou enverdecimento dos citrinos, em várias árvores de citrinos.
A ordem de quarentena foi aplicada à zona de San Gabriel pelo California Department of Food and Agriculture (CDFA, o organismo californiano responsável pelos alimentos e agricultura), depois de, no início do mês, a doença ter sido detectada numa zona residencial.
O estado de quarentena implica a proibição da colheita de qualquer fruto, bem como a circulação dos materiais de viveiro, dentro da zona afectada.
Karen Ross, secretária da CDFA, lembrou em comunicado que «o sucesso de qualquer quarentena depende daqueles que são afectados por ela». E apelou a que «os residentes de San Gabriel façam tudo o que está ao seu alcance para cumprir [com a quarentena]».
O enverdecimento dos citrinos é uma doença que afecta este grupo de frutos em vários países do mundo e é transmitida através dos insectos vectores, a diaphorina citri e a trioza erytrae. Até ao momento, não há indicação oficial da existência da doença em Portugal.
Saiba mais sobre o tema na notícia publicada na edição 150 da FLF:
Insecto vector do Citrus huanglongbing detectado em Portugal