A crescente procura por fruta no mercado chinês, em 2014, resultou num aumento de 23% nas importações deste produto, em relação ao ano anterior. O site chinês Guojiguoshu, especialista em agricultura, que apresenta as estatísticas, revela que a quantidade de dinheiro gasto (dólares americanos) em fruta importada representa mais 26.2% do que em 2013. A quantidade de toneladas importadas também cresceu, atingindo os 3.3 milhões.
Os principais fornecedores de fruta para o mercado chinês foram, em termos de quantidade, o Vietname, responsável por 30% do total de fruta comercializada, seguido pelas Filipinas, Tailândia e Equador.
A procura dos consumidores chineses estende-se a mercados mais pequenos que, em 2014, aumentaram exponencialmente a sua exportação para o país. Os consumidores chineses procuram, cada vez mais, kiwis, peras e citrinos, provenientes da Itália, Bélgica e Espanha e Israel, respectivamente.
Os dois maiores fornecedores de produtos frutícolas para o país em anos anteriores, os Estados Unidos da América (EUA) e o Chile, registaram uma quebra significativa nas exportações devido aos efeitos do mau tempo nas suas produções.
Os dados mais recentes, de 2011, do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), revelam que a China está entre os dez principais importadores mundiais de produtos agrícolas. Apenas atrás da União Europeia, EUA e Alemanha.