A CHEP recebeu, no início de Outubro, em Londres, Reino Unido, o galardão “IGD John Sainsbury Learning and Development Award”. A empresa, que fornece «soluções de cadeias de abastecimento para muitas das maiores cadeias de abastecimento do Mundo», foi galardoada «por combinar a gestão por categorias e a realidade virtual (RV) para demonstrar o valor e as vantagens da utilização das suas plataformas, tais como dos quartos de palete, como soluções de comercialização reutilizáveis nas lojas», indica um comunicado da CHEP.
Segunda a empresa, a ferramenta de RV «recorre aos princípios da gestão por categorias para fomentar a compreensão dos colaboradores e clientes num ambiente de loja de RV atractivo». Nas palavras de Christophe Loiseau, Senior Vice President for Last Mile Solutions (LMS) da CHEP, a RV permite que a empresa «ajude os clientes a vender mais com menos e, por conseguinte, a reduzir as rupturas de stock e a melhorar a comercialização e a reposição».
A equipa da CHEP em Espanha criou, juntamente com um parceiro na área de RV (a New Horizons), para uma loja de uma grande cadeia de retalho, uma simulação de RV: um hipermercado virtual, «que permitiu fornecer recomendações de gestão por categorias relativas à forma como se pode satisfazer as necessidades dos compradores através de uma perspectiva diferente». O retalhista implementou as alterações e a acção «foi considerada um sucesso», o que levou à decisão de implementar a abordagem de RV na CHEP Europa (Reino Unido, França, Portugal, Benelux, Alemanha, Polónia e Itália) e na CHEP América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá).
Os vencedores dos IGD Awards foram seleccionados por um painel composto por especialistas da indústria. Para Stuart Comer, Chefe do Departamento de Aprendizagem e Desenvolvimento da Sainsbury’s, «a CHEP demonstrou claramente a forma como uma abordagem inovadora e atractiva à aprendizagem e ao desenvolvimento pode não só transformar as capacidades e o envolvimento dos colaboradores, como também tornar-se fundamental para determinar o rumo e a estratégia do negócio». Acresce a isto que, «ao ser uma iniciativa realmente global, a abordagem de Realidade Virtual da CHEP para optimizar a “última milha” acrescentou valor muito além dos respectivos limites comerciais tradicionais e permitiu que a CHEP compreendesse os seus clientes e, assim, criasse soluções credíveis em colaboração com eles», conclui Stuart Comer.