«Harmonizar a cadeia de abastecimento, melhorar a sustentabilidade e reduzir os custos nas 243 lojas Intermarché no País» são os objectivos do grupo de supermercados. Para os alcançar implementou medidas de logística que incluem uma parceria coma CHEP.
O projecto “First Mile”, promovido pelo Intermarché «prevê a integração dos fluxos dos seus fornecedores nos seus próprios fluxos internos. Isto inclui a implementação do novo sistema de TI [tecnologias da informação] do Intermarché, que permite uma comunicação em tempo real com todas as lojas e, consequentemente, uma gestão total dos recursos. O projecto também inclui outros objectivos, como evitar situações de falta de inventário, aumentar o controlo de inventário e optimizar as operações de transporte», explica comunicado de imprensa da CHEP.
O primeiro passo a dar no “First Mile” compreende a utilização de paletes de plástico. É aqui que entra a CHEP, enquanto fornecedora de «paletes de plástico de vários tamanhos, de forma a satisfazer as diferentes necessidades da cadeia de abastecimento. As paletes são reutilizáveis, recicláveis e amigas do ambiente». A superfície sem poros das paletes de plástico faz com que não absorvam ácidos, gorduras ou odores e sejam fáceis de limpar.
José Godinho, coordenador Operacional do Intermarché, disse que «as paletes de plástico são muito importantes para a indústria alimentar, pelo que gostaríamos de aumentar o seu número na nossa cadeia de abastecimento. Estudámos a forma como o processo de gestão de pooling de paletes da CHEP contribui para melhorar a sustentabilidade e convidámo-la a participar nos nossos projectos de inovação. A colaboração com a CHEP também reduziu significativamente os nossos custos com transporte. Enquanto fornecedor de soluções integrais, o serviço da CHEP apresenta-se como uma referência».