A Chep e a Ifco, as principais marcas operacionais da Brambles Limited, uma empresa de logística da cadeia de abastecimento que opera em mais de 60 países, assinaram um acordo de três anos com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA). Tendo como objectivo prestar assistência às operações de caridade da FEBA em toda a Europa, este acordo contempla «o financiamento, o apoio de voluntários por parte de ambas as empresas e a utilização de paletes Chep e de contentores plásticos reutilizáveis da Ifco», refere-se em comunicado. As duas empresas também vão estabelecer «contactos com clientes da cadeia alimentar em toda a região, com vista à colaboração com os bancos alimentares e à participação em eventos europeus organizados pela FEBA».
Isabel Jonet, presidente da entidade fundada em 1986 e que reúne 256 bancos alimentares na Europa, congratula-se com esta «parceria em acção». «A partilha de voluntários e a utilização de equipamento e conhecimento terão um impacto verdadeiramente positivo nas nossas actividades. Além disso, como nossos embaixadores, esperamos que a Chep e a Ifco consigam influenciar milhares de clientes na Europa, no sentido de ajudar a divulgar e reduzir o desperdício alimentar através de uma colaboração acrescida.»
A Chep é um «fornecedor global de soluções de cadeia de abastecimento» que trabalha em mais de 60 países, disponibilizando plataformas operacionais e de logística, bem como serviços de suporte. A Ifco fornece soluções de embalagem reutilizáveis, operando «um conjunto superior a 225 milhões de contentores plásticos reutilizáveis (RPC), em 37 países». O comunicado salienta que as duas empresas já tinham desenvolvido iniciativas com bancos alimentares, na Europa e noutros países.
O comunicado destaca ainda estatísticas do Eurostat relativas a 2015. Estas indicam que «mais de 122 milhões de pessoas – quase um quarto da população da União Europeia – correm o risco de pobreza ou exclusão social, ao passo que, ao mesmo tempo, desperdiçamos mais de 100 milhões de toneladas de alimentos por ano, na Europa».