A Agrivi, uma empresa sedeada no Reino Unido que comercializa um software de gestão de campo, adicionou ao seu produto uma nova funcionalidade que permite que os consumidores saibam onde, quando e como foram produzidos os alimentos que pretendem adquirir.
A nova funcionalidade, o Agrivi Certificate, permitirá identificar elementos como: os fertilizantes utilizados, as substâncias activas, o tempo gasto a produzir determinado hortofrutícola, o valor nutricional do alimento e uma galeria de fotos que mostra os campos onde cresceu.
A informação será disponibilizada pelo agricultor que já usa o Agrivi e será gerado um código QR (Quick Response), que se associará ao produto em causa, e que os consumidores poderão ler com um smartphone.
«Com o Agrivi Certificate, os agricultores podem facilmente divulgar informação importante sobre a forma como os seus produtos foram cultivados e os consumidores podem perceber o que irão comer antes de decidirem se vão comprar ou não o alimento em causa», diz Matija Zulj, director-geral da Agrivi.
Com esta inovação a empresa, cujo software já chega a agricultores de 150 países, diz que começa «a era da transparência alimentar».