Cepaal concluiu projecto de promoção internacional do Azeite do Alentejo

O projecto “Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos”, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal), chegou ao fim, com 100% das acções previstas realizadas e um investimento total efectuado de 265.000 euros. Na apresentação dos resultados do projecto, que teve lugar em Évora a 29 de Agosto, foi realçado que, face à dotação total disponível, de 320.000 euros, o investimento efectuado representa uma taxa de execução financeira de 83%.

«Conseguimos, com sucesso, promover o Azeite do Alentejo nos nossos mercados estratégicos e de forma muito eficiente, já que executámos todas as acções previstas num montante de investimento global abaixo das previsões iniciais. Não podemos, por isso, estar mais orgulhosos destes resultados. Demos o Azeite do Alentejo a conhecer, enquanto marca colectiva, em mercados que consideramos que estão a ganhar grande apetência por este produto mediterrânico», afirmou o presidente do Cepaal. Gonçalo Morais Tristão também destacou o facto de, durante os três anos em que este projecto de internacionalização decorreu, «o universo de associados do Cepaal ter acelerado as suas exportações».

Outro resultado assinalado, que será «sinal do êxito desta estratégia», foi a entrada de novos sócios para o Cepaal: de 2016 a 2019 a entidade angariou mais 11 associados, perfazendo actualmente um total de 30 associados. Este projecto realizou-se entre Setembro de 2016 e Agosto de 2019 e contou com um co-financiamento a 80%, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), através do Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo.

Alentejo

O primeiro projecto de internacionalização do Cepaal contemplou «iniciativas de promoção nos seus mercados de exportações estratégicos: Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América e Suécia». As acções levadas a cabo abrangeram consumidores, distribuidores e profissionais do sector, incluindo participações em feiras, degustações em lojas gourmet, eventos e provas técnicas nos mercados referidos.

No âmbito desta iniciativa, também tiveram lugar degustações a bordo de voos da TAP e três “Gastronomic & Press Tours”, que trouxeram ao Alentejo cerca de 30 opinion makers internacionais – chefs, jornalistas, bloggers, críticos, sommeliers, distribuidores –, «para conhecer as especificidades do azeite deste território, os seus produtores e a sua gastronomia». O projecto “Promoção do Azeite do Alentejo nos mercados externos” tinha como objectivos reforçar a «estratégia de promoção externa» do Cepaal e «dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados», bem como «contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade colectiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar

Notícias relacionadas

1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...