Decorre na manhã do dia 9 de Março, na cidade de Beja, uma manifestação de agricultores organizada pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP). Esta é uma acção de protesto contra várias situações que afectam o sector e está integrada num conjunto de acções de protesto, realizadas em diferentes pontos do país.
Segundo a CAP, a manifestação em Beja conta com o apoio de mais de 60 associações de agricultores. A concentração tem lugar entre as 10h00 e as 10h30, junto ao parque de estacionamento do recinto da Ovibeja (Parque de Feiras e Exposições de Beja), tendo depois início a marcha, com destino à Rua 1.º de Maio.
No âmbito deste conjunto de protestos, já tiveram lugar manifestações em Mirandela, Castelo Branco, Portalegre e Caldas da Rainha. Estas manifestações têm sido realizadas com o mote “Contra a incompetência de quem nos governa”, contestando um leque de situações, em que um dos principais focos é a decisão do Governo de transferência de competências das Direcções Regionais de Agricultura (DRA) para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
As acções de protesto tiveram início em Janeiro, têm consistido em marchas lentas de tractores e de agricultores, que depois convergem nas sedes das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas, e têm tido o apoio de diversas associações do sector. Mostramos abaixo algumas imagens da manifestação realizada em Caldas da Rainha, no dia 2 de Março, que, de acordo com a CAP, contou com 2.000 agricultores e 320 tractores.