A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a cadeia de supermercados Mercadona celebraram recentemente um protocolo de colaboração. Esta iniciativa tem como objectivo «dinamizar a produção nacional portuguesa, reconhecendo o trabalho diário de milhares de agricultores nacionais» e «ressaltando a importância do sector agroalimentar português na sociedade», refere um comunicado.
O documento explica que a colaboração visa «realizar um trabalho conjunto entre o sector primário e o retalho, o que permitirá a ambas as partes desenvolver um projecto comum, fruto do desenvolvimento da “Cadeia Agroalimentar Sustentável” da Mercadona, baseado na estabilidade, produtividade e diálogo, com o objectivo de promover o crescimento partilhado e sustentável». Segundo o comunicado, o protocolo «engloba a realização de jornadas, seminários, encontros e outros eventos nos quais se debatam e exponham temas e questões relacionadas com toda a cadeia agroalimentar nacional».
«A Mercadona é uma entidade que valoriza, de forma séria e consistente, a produção nacional, estabelecendo relações de estabilidade e previsibilidade com os agentes económicos do sector privado, isto é, com os produtores», diz Luís Mira, secretário geral da CAP. «Esta forma de relacionamento, com respeito, equilíbrio e com vincadas preocupações de sustentabilidade, tem aceitação por parte da CAP e reconhecimento neste protocolo. Acreditamos que o modo como a Mercadona se relaciona com os seus fornecedores do sector agro é correcto e transparente, indutor de confiança, e é o modo que permite, efectivamente, contribuir para o desenvolvimento virtuoso da produção nacional.»
Por sua vez, Pedro Barraco, director de Relação com o Sector Primário da Mercadona Portugal, define esta colaboração como de «extrema importância» para a cadeia de supermercados, «pois o conhecimento da CAP sobre o sector primário permitirá à Mercadona continuar com o trabalho, já em curso na empresa desde há vários anos, de impulsionar o seu projecto de “Cadeia Agroalimentar Sustentável”». «Além disso, o nosso objectivo é continuar a trabalhar com fornecedores portugueses, fazendo com que estes cresçam ao nosso lado. Em 2021, vamos continuar com o nosso plano de expansão em Portugal e, com a CAP como parceira, queremos dar a conhecer à sociedade o que de melhor se produz em território nacional.»
O comunicado da Mercadona, que define este protocolo de colaboração como «único e diferenciador», sublinha que a empresa, «no seu compromisso com a modernização do sector primário como alavanca de crescimento e consolidação da produção agroalimentar, mantém uma relação de proximidade com toda a cadeia agroalimentar portuguesa». Em 2020, a Mercadona comprou produtos no valor de 208 milhões de euros a 300 fornecedores comerciais nacionais, representando um aumento superior a 65% relativamente a 2019.